Na terça-feira (4), policiais rodoviários federais realizaram, em parceria com diversos órgãos estaduais, uma operação de fiscalização voltada ao transporte de produtos perigosos na BR-280, em Rio Negrinho.
A ação contou com a participação da Defesa Civil de Santa Catarina, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Conselho Regional de Química (CRQ), Cidasc, Polícia Militar Ambiental e Secretaria de Estado da Fazenda, em um esforço conjunto para reforçar a segurança nas rodovias e prevenir danos ambientais.
Durante a operação, dezenas de veículos foram vistoriados. A PRF identificou 55 irregularidades relacionadas à legislação específica para transporte de produtos perigosos e três infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os demais órgãos, em suas áreas de competência, também constataram diversas irregularidades, resultando em 19 notificações adicionais.
O transporte de produtos perigosos — como explosivos, gases, líquidos e sólidos inflamáveis, oxidantes, tóxicos, infectantes, radioativos ou corrosivos — exige rigor técnico e cumprimento de normas específicas. Um acidente envolvendo essas substâncias pode causar graves consequências à vida humana e ao meio ambiente, devido ao risco de contaminação tóxica.
A PRF reforça que os condutores e transportadoras devem estar devidamente capacitados, possuir equipamentos de proteção individual e seguir os protocolos de segurança exigidos para cada tipo de carga, reduzindo o risco de acidentes e protegendo a população e o meio ambiente.
