Na tarde de sábado (8), Policiais rodoviários federais prenderam um homem que transportava três pistolas 9mm de uso restrito, seis carregadores e 163 munições, na BR-101 em Joinville.
De acordo com os policiais, ao ser abordado, o homem disse ser motorista de aplicativo e deu informações contraditórias (disse que voltava de uma corrida em Itapoá, mas admitiu ter passado pela praça de pedágio de Garuva, que não faz parte do trajeto usual)
No assoalho do banco da frente, os policiais encontraram uma mochila contendo as três armas. Duas das pistolas estavam com a numeração de série raspada. Todas estavam prontas para uso, com carregadores municiados. Também foram encontrados duas balaclavas, dois coletes, um drone e um binóculo, indicando que o material poderia pertencer a alguma associação criminosa organizada.
O condutor relatou que pegou a mochila em um posto de combustíveis em Guarapuava, no Paraná, e que receberia R$ 5 mil para entregar o armamento em Joinville.
O homem foi preso e conduzido à Delegacia onde vai responder por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, crime previsto no Estatuto do Desarmamento, de 2003. Segundo a legislação a pena é de 3 a 6 anos de reclusão, além de multa, para quem for condenado.