O empresário e presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Rio Negrinho (SINMOVEL), Enrico Fagundes, integrou a comitiva catarinense que participou do Encontro de Negócios BR/SC – Argentina, realizado nesta semana na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
O evento, promovido pelo Governo de Santa Catarina, em parceria com a Federação das Indústrias (FIESC) e o Sebrae/SC, teve como objetivo ampliar as exportações de produtos com alto valor agregado e fortalecer as relações comerciais entre os dois países.
A missão foi liderada pelo governador Jorginho Mello, que destacou o propósito de apresentar as capacidades produtivas e industriais do estado aos empresários argentinos.
“Estamos aqui em Buenos Aires para mostrar Santa Catarina, falar sobre as nossas potencialidades e aqueles negócios que a gente pode fazer. As oportunidades são muitas, em todos os setores, inclusive no setor moveleiro”, afirmou o governador.
Representando o setor moveleiro de Rio Negrinho e região, Enrico Fagundes ressaltou a importância do evento para a abertura de novos mercados e fortalecimento do setor industrial catarinense.
“Foi uma experiência extremamente positiva. Tivemos a oportunidade de apresentar o potencial do nosso setor, que é referência nacional em qualidade e inovação. Essa aproximação abre portas para novas parcerias e amplia as possibilidades de exportação para o nosso polo moveleiro”, destacou o presidente do SINMOVEL.
Durante a missão, também ocorreu uma rodada de negócios organizada pela FIESC, da qual Enrico participou ativamente.
“Foi feita uma rodada ainda nesta terça-feira, muito bem organizada pela FIESC. Estou aqui também como empresário, fomos selecionados e foi uma iniciativa muito promissora. Terminamos a rodada de negócios e isso certamente vai gerar bons frutos”, ressaltou.
O encontro reuniu 23 empresários catarinenses de diversos setores, que puderam apresentar seus produtos e dialogar com investidores argentinos em busca de parcerias e oportunidades de expansão.
O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de SC, Paulinho Bornhausen, destacou o avanço das relações comerciais entre os dois países.
“Santa Catarina está de portas abertas para a Argentina, estimulando não só o turismo, mas principalmente o fortalecimento dos negócios”, afirmou.
O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, também reforçou o papel estratégico da missão.
“A Argentina é um parceiro importante e está em recuperação econômica. A presença do governador e dos empresários catarinenses reforça a credibilidade e o potencial industrial do nosso estado”, disse.
O avanço da balança comercial com a Argentina reflete esse movimento: as vendas ao país vizinho cresceram 25,2% nos dez primeiros meses de 2024, e somente em outubro o aumento foi de 8,4%.
Para Enrico Fagundes, a missão em Buenos Aires foi mais um passo decisivo para fortalecer o setor moveleiro catarinense e impulsionar o desenvolvimento de Rio Negrinho e do Planalto Norte.
“Voltamos com novas perspectivas e contatos importantes. Foi um evento que mostrou o potencial da nossa indústria e reforçou o quanto o setor moveleiro de Santa Catarina pode crescer internacionalmente”, concluiu.