De forma inédita na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a 2ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar, sediada em Rio Negrinho, passou a contar com um dispositivo de internet via satélite “Starlink”, que será utilizado no serviço operacional da Polícia Militar.
O equipamento, adquirido por meio do convênio de radiopatrulha firmado com a Prefeitura Municipal, será prioritariamente utilizado em uma viatura responsável pelo patrulhamento da área rural do município, que abrange uma extensa área de mais de 900 Km², mas poderá também ser utilizado em outras viaturas por meio de um suporte móvel.
A adoção dessa tecnologia representa um importante avanço na comunicação e no apoio às ações policiais em locais de difícil acesso, onde os sinais de radiocomunicação e telefonia móvel normalmente não funcionam.
Com o uso da internet de alta velocidade via satélite, os policiais militares poderão manter contato permanente com a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) e com as demais equipes, além da perfeita utilização dos sistemas de consultas policiais e geração de ocorrências de forma imediata.
Além disso, viabiliza a integração de equipamentos e sistemas de inteligência artificial ao veículo policial, ampliando a eficiência e a segurança das operações, por meio da tecnologia embarcada. Os primeiros testes, em locais remotos da região, já demonstraram um resultado altamente satisfatório.
De acordo com o Comandante da 2ªCia/23ºBPM, Capitão PM Cleverson Kalil de Souza, “a iniciativa consolida o uso de tecnologia de ponta como aliada estratégica na promoção da ordem pública e na proteção da sociedade”. Com essa inovação, a Polícia Militar de Rio Negrinho reforça seu compromisso com a modernização e a excelência no atendimento à população, garantindo maior agilidade na resposta às ocorrências e mais segurança principalmente para os moradores e empreendedores das comunidades rurais, mas também aos próprios policiais em serviço, a toda área do município e até mesmo da região.
