Diabetes: com diagnóstico precoce e hábitos saudáveis, a doença pode ser tratada e controlada

Botões de Compartilhamento

O diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo e representa um importante desafio para a saúde pública. Quando não tratada, pode evoluir para conplicações crônicas graves e até levar ao óbito.

No Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) reforça a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento regular e da adoção de hábitos saudáveis para o controle da doença, garantindo mais qualidade de vida às pessoas diagnosticadas.

Foto: Freepik

“A conscientização sobre os hábitos de vida e o diagnóstico precoce são fundamentais, pois, atualmente, 50% das pessoas que têm diabetes ainda desconhecem seu diagnóstico, o que impossibilita o tratamento adequado e a prevenção das complicações. Quando não há diagnóstico precoce ou adesão ao tratamento, a pessoa com níveis elevados pode evoluir para complicações crônicas de grande impacto, como amputações e doença renal crônica, levando até a morte”, explica a Dra. Priscila Juceli Romanoski, enfermeira e pesquisadora em Condições Crônicas e Promoção da Saúde, que atua na Diretoria de Atenção Primária à Saúde/SES.

A SES fornece, por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), medicamentos e insumos gratuitos para 29.167 pessoas com diabetes mellitus, sendo a maioria com diabetes tipo 2 (23.552 casos) – forma que pode ser prevenida com hábitos saudáveis. Em 2024, o estado registrou 2.593 óbitos pela doença, sendo 55% entre mulheres, e 4.091 internações hospitalares em unidades do SUS.

O diabetes tipo 2 é comumente assintomático, contudo sinais e sintomas podem aparecer após os 40 anos de idade, entre eles: fome e sede excessivas, aumento da frequência urinária durante a noite, e perda de peso. Também pode estar presente a fadiga, fraqueza, visão turva e catarata, prurido vulvar e cutâneo, doença renal crônica, neuropatia como formigamento ou dor nos membros inferiores, câimbras e feridas que não cicatrizam, doença aterosclerótica como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, doença vascular periférica e infecções de repetição. 

Ao perceber esses sinais, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde é possível realizar exames, ter orientações específicas, diagnóstico e tratamento adequado. 

 Também estão elegíveis para rastreamento: pessoas com 45 anos ou mais; com condições associadas à resistência insulínica; pessoas de qualquer idade com sobrepeso ou obesidade e pelo menos um fator de risco para diabetes. 

Entre as principais medidas de prevenção e controle estão a alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física, o controle do peso corporal e a realização periódica de exames de glicemia.

Ações no Estado

Em Santa Catarina, a Secretaria de Saúde busca qualificar a atenção em todos os níveis de cuidado, com foco na promoção da saúde e no apoio ao autocuidado. Nesse sentido, a SES implementou e mantém atualizada a Linha de Cuidado à Pessoa com Diabetes Mellitus, em fase de implantação nos 295 municípios catarinenses, que organiza os fluxos de atendimento desde as UBSs até os serviços especializados.

Para fortalecer o processo, o Estado aderiu ao Projeto PROADI-SUS “Manejo Clínico de Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde” (2024–2026), em parceria com os hospitais Albert Einstein e Moinhos de Vento. A iniciativa qualificará mais de 4,2 mil profissionais de saúde e formará multiplicadores regionais, ampliando a capilaridade das ações.

A rede estadual também realiza capacitações permanentes voltadas a profissionais e gestores, com foco no manejo clínico e no cuidado multiprofissional. Além disso, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a SES desenvolve ações contínuas em 100% da rede escolar, promovendo hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes. Outras iniciativas, como as academias ao ar livre, reforçam a importância da atividade física regular e do cuidado integral à saúde.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Confira os filmes em cartaz no Cine Gracher esta semana

NOTA DE FALECIMENTO

Paróquia Santo Antônio divulga programação religiosa para o Ano-Novo

Da lentilha às uvas: pratos tradicionais do Ano-Novo e seus significados

Réveillon: o significado das cores para começar o ano com boas energias

Queda de motocicleta deixa dois feridos na Rodovia dos Móveis