Projeto mobiliza infratores para conscientização e prevenção de acidentes em São Bento do Sul

Botões de Compartilhamento

Conscientizar e orientar sobre um trânsito mais seguro foi o objetivo do curso de reflexão viária, realizado no dia 17 de novembro, no auditório do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul, reunindo 10 investigados por infrações de trânsito.  

Iniciativa reúne instituições para fortalecer cultura de paz e responsabilidade no trânsito

O curso é parte integrante e pedagógica do acordo de não persecução penal (ANPP). Também faz parte das atividades do projeto “Educação no Trânsito – Mobilizar para Preservar a Vida!”, coordenado de forma conjunta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Departamento Municipal de Trânsito, Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Corpo de Bombeiros e representantes da sociedade civil. 

O encontro teve como objetivo sensibilizar os infratores sobre as consequências de suas condutas, promover um trânsito mais seguro e evitar a reincidência. Durante a atividade, foram apresentados dados sobre acidentes e óbitos no município, no estado e no Brasil, além de análises sobre comportamentos humanos que tornam os acidentes evitáveis. Os participantes também receberam instruções práticas de primeiros socorros, fundamentais para situações de emergência. 

A promotora de Justiça Gabriela Arenhart, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Bento do Sul, afirmou que “o objetivo não é finalizar um processo de forma rápida, mas fazer com que esses infratores de trânsito sejam submetidos a realidade de suas ações. É apenas através da conscientização e da educação que teremos um trânsito mais seguro. Queremos transformar infratores em aliados na defesa da vida”. 

De acordo com dados da Promotoria de Justiça, as infrações mais recorrentes na comarca são embriaguez ao volante, que podem resultar em crimes graves como lesão corporal culposa e homicídio culposo. Ela ressalta que “ações como essa são essenciais para reduzir esses índices. As iniciativas intersetoriais revelam a força institucional e garantem a continuidade dos trabalhos. Nosso propósito é contribuir para que esses agentes infratores compreendam a gravidade de seus atos e se tornem multiplicadores da segurança viária”. 

Além de trabalhar diretamente com infratores, o projeto “Educação no Trânsito – Mobilizar para Preservar a Vida!” atua em escolas, empresas e outros espaços comunitários, reforçando a importância da educação no trânsito como ferramenta de prevenção. 

Durante a atividade, foram realizadas avaliações anônimas com os presentes e, para a promotora de Justiça, os resultados foram animadores. Os participantes também sugeriram a ampliação do número de palestras e encontros.  

“O projeto aposta na união de esforços para fortalecer a cultura de paz no trânsito. Mobilizar para preservar a vida é mais do que um lema, é um compromisso coletivo”, reforçou. As ações do programa interinstitucional continuam, e novos encontros estão sendo programados para os próximos meses. 

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

São Bento Handebol Clube é contemplado com quase 40 mil do Fundo da Infância e Adolescência FIA

NOTA DE FALECIMENTO

PM prende dupla por tráfico de drogas no bairro Rio Negro

Temporais causam estragos em ao menos oito municípios de Santa Catarina

HEMOSC reforça pedido à população para iniciar 2026 com a doação de sangue 

Proteção e Defesa Civil entrega mais de 8 mil itens de assistência humanitária em até 12 horas após temporais em SC