Na manhã desta quarta-feira (26), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou a Operação “Carga Oca”, em apoio à 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau.
A ação resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, em decisão expedida pela Vara Estadual de Organizações Criminosas. Durante as buscas, houve a apreensão de 50 mil dólares e 80 mil reais.
As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas residências dos investigados, da então Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB) de Blumenau e nas sedes das empresas envolvidas, localizadas nos Municípios de Blumenau, Gaspar, Brusque e Pomerode, em observância às diretrizes estabelecidas no procedimento investigatório criminal em andamento.
As informações obtidas durante a investigação, também por intermédio de auditorias externas indicam a existência de associação ilícita entre empresários e servidores da então Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB), no período de 2022 a 2024, com o objetivo de fraudar o fornecimento de material do tipo “macadame”, que é utilizado principalmente na construção de pavimentos rodoviários.
A apuração identificou indícios de simulação de entregas, manipulação de documentos e pagamentos indevidos envolvendo empresas e agentes públicos.
Entre os investigados, constam um ex-gestor municipal da pasta, servidores públicos, empregados das empresas e empresários locais. Foram verificadas ainda possíveis práticas de ocultação patrimonial por intermédio de terceiros e movimentações financeiras irregulares, resultando em prejuízo estimado superior a R$ 3 milhões aos cofres públicos.