Nesta segunda-feira, 01, a Polícia Militar de Rio Negrinho apresentou a ampliação do sistema de câmeras bem-te-vi no município e as duas novas viaturas que passaram a compor a frota da 2ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar. Estiveram presentes diversas autoridades, dentre elas o Prefeito Municipal, Presidente e Ex-Presidentes da associação empresarial (ACIRNE), representante da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Presidente da Câmara de Vereadores, Juiz da 2ª Vara da Comarca, Promotor de Justiça da 2ª Promotoria e Delegado de Polícia Civil.
O projeto para ampliação de câmeras no município iniciou em 2023 e contou com apoio financeiro, doação de equipamentos e serviços de diversas Instituições, com destaque ao Poder Judiciário, à Prefeitura Municipal, Acirne, CDL e empresas privadas como a RNR Internet.
O sistema de câmeras em Rio Negrinho já contava com 11 pontos de monitoramento e com a ampliação, 11 novos pontos de monitoramento foram ativados, agregando mais 34 câmeras com tecnologia de última geração ao sistema, ampliando consideravelmente o cercamento digital em pontos estratégicos da área urbana e rural. Além disso, as câmeras das escolas municipais foram incorporadas ao monitoramento da Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), que também passou por uma reestruturação, contando com nova estrutura de monitores e equipamentos de processamento de imagem.
O ato também foi marcado pela entrega de duas viaturas de grande porte adquiridas com recursos locais, sendo uma pelo convênio de radiopatrulha e outra pelo convênio de trânsito, firmados com a Prefeitura Municipal. Tratam-se de dois veículos GM/Trailblazer 2.8 turbo diesel, tração 4×4, que trazem como benefícios maior presença policial, mais segurança e conforto aos ocupantes, maior capacidade de carga, maior altura do solo, dentre outros que propiciam melhores condições de prevenção criminal e resposta imediata a ocorrências, independente das condições do terreno e climáticas.
Os novos equipamentos e viaturas vêm, portanto, reforçar as ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública prestados pela Polícia Militar em Rio Negrinho. Em apresentação e agradecimento às autoridades, o capitão PM Cleverson Kalil de Souza, comandante da 2ªCia/23ºBPM, destacou a importância dos novos veículos, do uso de novas tecnologias e da cooperação das diversas Instituições envolvidas, seja do setor público ou do setor privado, que resultam na melhoria contínua da segurança pública e qualidade de vida da comunidade, não apenas do município, mas da região como um todo.