Natural de Rio Negrinho, o padre Gilberto Luiz Ribeiro Miranda celebra no próximo dia 7 de dezembro um momento muito especial: seus 25 anos de sacerdócio, o Jubileu de Prata. Atualmente, padre Gilberto atua na Paróquia Nova Candelária, no Rio Grande do Sul, mas fez questão de comemorar a data em sua terra natal, ao lado da família, amigos e da comunidade onde sua vocação começou.
A celebração será realizada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Nova, com Santa Missa, seguida de um almoço festivo. Os cartões para o almoço estão à venda na Secretaria da Igreja.
Em conversa com a equipe do Perfil Multi, padre Gilberto relembrou com carinho o início de sua vocação. Ele conta que tudo começou quando participava do Grupo de Jovens Universe, na Vila Nova. Foi durante um encontro que recebeu o convite para ingressar no seminário.
“Disse meu ‘sim’ e, após o ensino médio, entrei para o seminário. Este foi meu primeiro chamado, em 1988”, recorda.
Desde então, sua caminhada religiosa se fortaleceu, marcada pela dedicação e pelo compromisso com a fé. Para ele, o momento mais marcante das últimas duas décadas e meia continua sendo o “sim” que deu a Deus.
“Quando Deus chama, surgem perguntas, dúvidas… Eu tinha 18 anos e pensava que era o momento de decidir o que queria para minha vida. O meu sim foi decisivo”, afirma.
Padre Gilberto também comentou sobre os desafios e características do mundo moderno, especialmente com as mudanças tecnológicas que influenciam o cotidiano e a espiritualidade dos jovens.
Ele destaca que, embora os tempos sejam diferentes, as ferramentas digitais também podem ser instrumentos de evangelização:
“Tudo isso faz parte da sociedade. Sabendo usar de forma correta, a tecnologia ajuda. Hoje muitos jovens escutam o chamado de Deus pelas redes sociais, quando padres e pastorais as utilizam para evangelizar.”
Retornar a Rio Negrinho para celebrar o Jubileu de Prata tem um significado especial. Foi na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde cresceu, ajudou na catequese e recebeu a ordenação sacerdotal, que sua fé foi sendo construída.
“Para mim é uma alegria enorme comemorar meu jubileu na minha terra natal, na comunidade onde tudo começou e onde ajudei na catequese. É um reencontro com minhas raízes”, relata.
Padre Gilberto estende um convite especial a todos que desejarem participar deste momento de fé e gratidão:
“Quero convidar toda a comunidade para estar comigo neste momento tão especial para minha vida religiosa, para celebrarmos juntos e confraternizar com amigos e familiares. Será uma grande alegria.”