Na tarde desta sexta-feira (5), um avião de pequeno porte realizou um pouso de emergência em uma plantação na Linha Bonita, interior de Iraceminha, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 12h30 e, ao chegar ao local, encontrou a aeronave monomotor tombada, com as rodas voltadas para cima. O piloto, um homem de 35 anos, relatou que havia decolado de Ijuí (RS) com destino ao Paraná. Aproximadamente uma hora e meia após a decolagem, percebeu fumaça dentro da cabine, seguida da parada completa do motor. Sem alternativa, iniciou imediatamente os procedimentos para pouso de emergência.
Ele escolheu uma área de plantação com terreno considerado mais seguro para diminuir os riscos da manobra. Mesmo com o impacto e o tombamento da aeronave, o piloto não sofreu ferimentos. Depois da aterrissagem forçada, buscou ajuda em uma residência próxima e acionou a Polícia Militar.
O local foi isolado pelas equipes de segurança e o avião, que ficou parcialmente destruído, passará por avaliação. As causas da pane ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
