A passagem de um ciclone extratropical entre ontem e hoje mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em vários municípios da área de atuação do 9º Batalhão de Bombeiros Militar. As fortes rajadas de vento e a instabilidade do clima resultaram principalmente em quedas de árvores, interdições parciais de vias e situações de risco potencial.Ao todo, foram registradas ocorrências em oito municípios da região. A maior demanda veio de São Bento do Sul, que contabilizou 10 atendimentos de averiguação e corte de árvores, além de 2 situações de risco potencial, exigindo atenção redobrada das equipes devido à quantidade de chamados.
Em Mafra, o CBMSC atendeu 4 ocorrências envolvendo corte de árvores e 1 de risco potencial. Já em Três Barras, foram registradas 2 ocorrências de corte de árvores e 2 de risco potencial.No município de Papanduva, os bombeiros atenderam 1 averiguação de árvore, sem necessidade de corte, e 2 situações de risco.
Em Porto União, foram 2 ocorrências de corte de árvores e 1 de risco potencial.As cidades de Irineópolis, Rio Negrinho e Campo Alegre registraram um menor número de chamados. Irineópolis teve 1 ocorrência de corte de árvore, Rio Negrinho contabilizou 2 atendimentos de corte de árvores, enquanto Campo Alegre registrou 1 averiguação de árvore, também sem necessidade de corte.
Mesmo com o grande volume de ocorrências, as equipes atuaram de forma rápida para minimizar os impactos e garantir a segurança da população. O CBMSC reforça a orientação para que os moradores evitem transitar por áreas com risco de quedas de árvores ou fiação e acionem os Bombeiros sempre que identificarem situações de perigo.
