A equipe da Vigilância Sanitária de São Bento do Sul foi notificada nesta semana sobre a ocorrência de um caso de raiva animal bovina no município.
A confirmação veio após exame laboratorial realizado pela Cidasc em amostra de um bovino que morreu em uma propriedade localizada na região de Rio das Pacas/Sertãozinho. Segundo o órgão, todas as medidas de proteção e monitoramento já foram adotadas para garantir a segurança de outros animais e de pessoas que possam ter tido contato com o caso.
Nos bovinos ocorre a chamada raiva paralítica, com sintomas que incluem mudança de comportamento (isolamento ou agressividade), salivação excessiva (espumosa), dificuldade para engolir (sinal de engasgo), andar cambaleante, tremores, paralisia progressiva (especialmente dos membros traseiros), mugido rouco, ranger de dentes e movimentos de pedalagem, evoluindo rapidamente para a morte.
Em caninos e felinos acontece a raiva na forma furiosa, onde o animal fica assustado/agressivo, isolado, com muita salivação, procura locais escuros e pode atacar pessoas e outros animais, com evolução para o óbito. A raiva é uma zoonose grave e fatal.
A Vigilância reforça que qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente às autoridades veterinárias municipais para diagnóstico e controle da doença. A vacinação regular de animais de produção e de estimação é a principal forma de prevenção. Em caso de mordeduras ou arranhaduras procurar a unidade de saúde mais próxima.
Centro de Vigilância à Saúde SBS (@vigilancia_sbs)
Perfil oficial do Centro de Vigilância à Saúde de São Bento do Sul – SC Rua José Fendrich, 145 – Progresso (47) 3635-2228.