Na tarde desta segunda-feira (15), a Polícia Civil de Santa Catarina prendeu em flagrante um homem de 34 anos suspeito de maus-tratos a um cachorro em Blumenau. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigações Criminais (DIC).
O crime ocorreu no dia 29 de novembro, quando uma motorista flagrou o animal sendo arrastado por aproximadamente 1 quilômetro por um caminhão guincho na Rua Bahia. Imagens de videomonitoramento confirmaram o fato, e testemunhas tentaram alertar o motorista, que, mesmo assim, deixou o local.
Após investigações, a Polícia Civil localizou o suspeito em sua residência, onde encontrou o cachorro com feridas abertas pelo corpo, unhas arrancadas e partes musculares expostas. O tutor admitiu não ter levado o animal a um veterinário durante os 16 dias seguintes, alegando ter utilizado apenas óleo de girassol como tratamento.
A médica veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) avaliou o animal, constatou maus-tratos e sofrimento desnecessário, e indicou a necessidade de atendimento veterinário imediato. O cachorro foi resgatado e encaminhado ao CEPREAD, onde recebe tratamento e ficará disponível para adoção consciente.
A conduta do suspeito se enquadra no crime de maus-tratos previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais, com pena de 2 a 5 anos de reclusão por se tratar de um cão.
