Rio Negrinho promove 2º Seminário Municipal de Boas Práticas Pedagógicas para fortalecer a aprendizagem

Botões de Compartilhamento

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Negrinho realizou o 2º Seminário Municipal de Boas Práticas Pedagógicas, com o objetivo de ampliar os recursos pedagógicos e fortalecer a qualidade da aprendizagem em toda a Rede Municipal de Ensino.

O seminário surgiu da necessidade de socializar, refletir e consolidar ações educacionais que vêm apresentando resultados positivos, alinhadas às demandas reais dos estudantes e aos indicadores educacionais da rede. A iniciativa teve como base a análise dos resultados das Avaliações Contínuas da Aprendizagem dos Anos Iniciais, que possibilitaram identificar habilidades em que os alunos apresentaram maiores defasagens.

A partir desse diagnóstico, a Secretaria Municipal de Educação propôs ações pedagógicas direcionadas ao aprimoramento das aprendizagens dos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com foco no fortalecimento e na recomposição das aprendizagens. As estratégias apresentadas foram consideradas boas práticas pedagógicas por estarem fundamentadas em dados concretos, permitindo intervenções mais assertivas, especialmente nas áreas de leitura, escrita e matemática.

A proposta pedagógica contemplou a implementação de atividades diversificadas em Língua Portuguesa e Matemática, planejadas de forma intencional para atender às habilidades com menor rendimento, assegurando intervenções mais eficazes no processo de alfabetização. Além disso, o seminário destacou a importância do acolhimento socioemocional e da garantia da permanência dos alunos na escola como elementos essenciais para o sucesso educacional.

Um dos pontos altos do evento foi o momento de socialização dos trabalhos desenvolvidos pelos professores das unidades escolares da Rede Municipal, evidenciando o comprometimento dos profissionais da educação com práticas pedagógicas qualificadas e com a construção de um ensino mais equitativo e eficiente.

A iniciativa reforça o empenho da Secretaria Municipal de Educação e dos docentes em oferecer oportunidades reais de ampliação e consolidação dos conhecimentos essenciais em cada etapa escolar, contribuindo de forma significativa para a melhoria contínua da qualidade do ensino em Rio Negrinho.

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

Vini Jr. brilha, Brasil goleia a Escócia e avança como líder do Grupo C

Vini Jr brilha e marca dois gols no primeiro tempo contra a Escócia

Homem é levado ao hospital fica após carro colidir contra poste em São Bento do Sul

SEMED investe R$ 776 mil e leva Laboratórios Móveis de Ciências para escolas da rede municipal

Frio intenso marca a quarta-feira em Santa Catarina com temperaturas negativas em quase 200 municípios

Escola Cívico-Militar Professora Marta Tavares realiza simulado de incêndio nesta quinta-feira em Rio Negrinho