Governadores Jorginho Mello e Ratinho Júnior assinam convênio para duplicação da SC-417 entre Garuva e a BR-101

Botões de Compartilhamento

O governador Jorginho Mello e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, assinaram o convênio para a duplicação da SC-417, neste sábado, 20. O investimento de R$ 365 milhões é fruto de um acordo entre os dois estados sobre os royalties do petróleo a serem pagos pelo governo do Paraná em obras em Santa Catarina. O evento, em Guaratuba, no Paraná, também marcou a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da PR-412, entre Guaratuba e a cidade de Garuva, em Santa Catarina.

O desembolso é uma compensação pelo período em que o Paraná recebeu recursos a mais em royalties devido a um equívoco do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em delimitação de limites territoriais  marítimos.

“Isso é uma demonstração de grandeza do Estado do Paraná, do governador Ratinho, com Santa Catarina. Isso era uma pendenga jurídica de 30 anos e Deus quis que fosse o Ratinho e o Jorginho que resolvessem isso. Ia ser transformado em precatório. A gente resolveu fazer mais duas obras importantes com esse dinheiro. O corredor é um eixo importante da economia, do turismo. A gente está pensando no futurol”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A rodovia SC-417 vai receber obras de restauração e duplicação, que incluem a duplicação do viaduto junto à BR-101, a construção de um novo viaduto na interseção com a SC-416 e outro no Acesso Leste de Garuva. Em uma ação integrada entre os governos estaduais, parte dos projetos será contratada pelo Estado do Paraná, enquanto outra parte foi fornecida por Santa  Catarina. 

As intervenções contemplam rótulas, interseções, viadutos, elevados e passarelas, ampliando a capacidade e fluidez do tráfego e contribuindo para o desenvolvimento  econômico, a redução de acidentes e a integração regional.

Pela proposta, as obras contemplam 19,188 Km da rodovia e serão divididas em três segmentos: Segmento 1: SC-417, trecho divisa PR ao entroncamento com a SC-416, com 5,304 km;  Segmento 2: SC-417, trecho do entroncamento da SC-416 ao Contorno de Garuva e extensão de 5,332 Km;  Segmento 3: Interseção BR-101 – Contorno de Garuva, percorrendo 8,552 Km.

Quem circula pela região também vai ter o que comemorar quando passar de Santa Catarina para o Paraná. É que ao final da SC-417, começa a PR-412 até Guaratuba. E com a assinatura da ordem de serviço vão ser aplicados R$ 254,5 milhões em um trecho de 12,8 quilômetros a ser duplicado. A obra foi licitada no regime de contratação integrada, que contempla a elaboração do  projeto básico e projeto executivo de engenharia, antes do início dos serviços no trecho em si. Com a formalização, começam os estudos e levantamentos dos projetos.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Semana de calor intenso e temporais isolados marca os dias que antecedem o Natal em Santa Catarina

Governadores Jorginho Mello e Ratinho Júnior assinam convênio para duplicação da SC-417 entre Garuva e a BR-101

Educação que transforma: EMEJA celebra formatura de jovens e adultos em Rio Negrinho

Coleta de resíduos será suspensa nos feriados de Natal e Ano Novo em Rio Negrinho

Celesc alerta para consumo consciente de energia com a chegada do verão em Santa Catarina

Polícia Civil registra queda de furtos e roubos de veículos pelo terceiro ano consecutivo