Primeiro final de semana de 2026 terá temporais isolados, virada no tempo e mar agitado em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

O primeiro final de semana de 2026 será de atenção redobrada para as condições do tempo em Santa Catarina. Nesta sexta-feira (02), entre a tarde e a noite, seguem mantidas as condições para temporais isolados com chuva pontualmente intensa, típicas de verão.Durante a tarde e a noite desta sexta, a combinação de calor, disponibilidade de umidade e a circulação de ventos do quadrante sul favorece a formação desses temporais, acompanhados por raios e rajadas de vento.

O risco é maior entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, enquanto no final da noite as instabilidades tendem a perder intensidade.Após uma semana típica de verão e com mar calmo, o cenário começa a mudar ao longo do fim de semana. No sábado (03), o dia inicia com predomínio de sol, o que faz com que as temperaturas se elevem rapidamente em todo o estado. As máximas chegam a 35°C a 38°C no Litoral, enquanto nas demais regiões variam entre 30°C e 35°C.Durante a tarde, o calor combinado com a aproximação de uma frente fria favorece o desenvolvimento de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.Os temporais se iniciam no começo da tarde nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e avançam gradualmente para as demais regiões ao longo das horas. À noite, as instabilidades tendem a perder força e o tempo firme volta a predominar em todo o estado.Ainda no sábado (03), a passagem da frente fria intensifica os ventos de quadrante sul a partir da tarde.

O vento médio varia entre 30 e 40 km/h, com rajadas de moderada a forte intensidade, entre 50 e 70 km/h, desde os Planaltos até o Litoral. Nas áreas costeiras, as rajadas podem ultrapassar os 80 km/h. Essa intensificação dos ventos deixa o mar agitado e com risco de ressaca em todo o litoral catarinense entre a tarde de sábado e a manhã de segunda-feira (05). São esperadas ondas entre 3,0 e 4,0 metros no Litoral Sul, com picos maiores em alto mar, principalmente entre a noite de sábado e a manhã de domingo. Na Grande Florianópolis, as ondas variam de 2,5 a 3,5 metros próximas à costa, enquanto no Litoral Norte chegam a 3,0 metros.

A combinação do mar agitado com a maré alta, influenciada pela fase da lua, pode agravar alagamentos costeiros em áreas mais suscetíveis do litoral. Diante desse cenário, é fundamental redobrar os cuidados nas praias, evitando atividades de navegação, pesca e esportes marítimos, além de não circular pelas orlas nos períodos de maior agitação do mar.

Após o calor intenso do sábado, o domingo (04) será marcado pela atuação de uma massa de ar frio, provocando queda acentuada nas temperaturas em todo o estado. No amanhecer, as mínimas ficam abaixo dos 5°C nos pontos mais altos da Serra Catarinense, onde as temperaturas à tarde não passam dos 20°C. No litoral, as mínimas variam entre 18°C e 20°C, com máximas entre 22°C e 25°C, enquanto no Oeste os termômetros ficam entre 14°C e 26°C.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

São Bento do Sul abre neste domingo (22) inscrições para o 1º Concurso de Osterbaum

Epagri reforça importância do manejo inicial contra cigarrinha-do-milho em SC

Trabalhador de 23 anos fica gravemente ferido após sofrer queda de aproximadamente 10 metros em Canoinhas

Rio Negrinho lança editais do FIA com mais de R$ 380 mil para projetos voltados à infância e adolescência

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Ano letivo começa hoje em Santa Catarina com 520 mil alunos e reforço em segurança nas escolas estaduais