A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro da Mulher, já iniciou os atendimentos à população feminina do município, oferecendo acolhimento humanizado, orientação e apoio às mulheres em situação de violência doméstica. O espaço atua como uma rede de proteção e fortalecimento, garantindo escuta qualificada e encaminhamentos adequados para a superação da violência.
Além do atendimento especializado, ao longo do ano, o Centro da Mulher desenvolverá cursos e oficinas voltados à promoção da independência financeira, ao fortalecimento da autonomia e ao empoderamento feminino.
As ações têm como objetivo apoiar essas mulheres no rompimento do ciclo da violência, contribuindo para o resgate da autoestima, da confiança pessoal e da capacidade de protagonismo sobre a própria vida.
Em 2026, serão ofertados cursos e oficinas de capacitação profissional, como jardinagem, conservas artesanais, olericultura, primeiros socorros, instalações elétricas, panificação, confeitaria, pintura, entre outros. As atividades visam à qualificação profissional, à geração de renda e à ampliação das oportunidades de inserção social e econômica, preparando as participantes para uma atuação ativa em uma sociedade mais justa e igualitária.
Uma equipe super qualificada está à frente das ações e é composta pela Coordenadora Claudine, Lucinda (Educadora Social), Gabriela (Psicóloga), Karen Lili (Assistente Social) e Karen Santos (Pedagoga).
As mulheres interessadas em receber atendimento ou participar das atividades podem procurar diretamente o Centro da Mulher, localizado na Rua João Mühlbauer, nº 94, bairro Serra Alta, ou entrar em contato pelo telefone (47) 3635-6175.
