O ano de 2026 começa com mudanças importantes na Câmara de Vereadores, mesmo após a eleição da Mesa Diretora. Alterações já devem ocorrer ainda nesta semana em razão de movimentações no Executivo municipal.
O vice-presidente eleito da Câmara, Rodrigo dos Santos, conhecido como Dido, deixará o Legislativo para assumir a Secretaria de Ações Governamentais, substituindo Vilson Venske, o Xéxeu. Com a saída de Dido, ocorre automaticamente a vacância de sua cadeira no Parlamento.
Para ocupar a vaga, assume o suplente Geraldo Ribeiro. A convocação ocorre porque os suplentes Kempa e Carminha já exercem cargos na administração municipal, enquanto Nilson atualmente ocupa a vaga de Laércio, que deixou o Legislativo para assumir a Secretaria de Infraestrutura.
Diante dessa mudança, a Mesa Diretora também precisará ser recomposta. Em entrevista ao Perfil Multi, o presidente da Câmara, vereador Daniel Gonçalves, informou que deverá ser convocada uma sessão extraordinária nos próximos dias para a realização de uma nova eleição, a fim de definir quem assumirá o cargo de vice-presidente da Casa de Leis.
As mudanças reforçam a dinâmica entre Legislativo e Executivo e devem marcar o início dos trabalhos parlamentares em 2026, com a expectativa de definição rápida da nova composição da Mesa Diretora.