MDB rompe com governo Jorginho Mello e anuncia projeto próprio para 2026

Botões de Compartilhamento

O MDB oficializou nesta segunda-feira (26) o rompimento com o governo do governador Jorginho Mello (PL) e determinou a devolução de todos os cargos ocupados por filiados do partido na administração estadual. A decisão foi confirmada durante reunião do diretório estadual realizada no Hotel Castelmar, em Florianópolis, e já era considerada um movimento esperado nos bastidores da política catarinense com vistas às eleições de 2026.

Foto Divulgação

Até então integrante da base governista, o MDB comandava três secretarias estaduais. No entanto, a legenda decidiu deixar o governo após ser preterida na formação da chapa majoritária. O governador definiu o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como pré-candidato a vice-governador, frustrando setores emedebistas que defendiam a indicação do deputado federal Carlos Chiodini para a vaga.

A decisão marca uma reviravolta no cenário político estadual e reposiciona o MDB como força independente no processo eleitoral que se aproxima. Em nota oficial divulgada após a reunião, o partido anunciou que passará a trabalhar na construção de um projeto próprio para disputar o Governo do Estado em 2026.

Confira a íntegra da nota oficial do MDB Santa Catarina:

Nota oficial do MDB Santa Catarina

“Na noite desta segunda-feira (26), o MDB de Santa Catarina (MDB-SC) realizou uma reunião no Hotel Castelmar, em Florianópolis. Na ocasião, por decisão unânime, o diretório estadual do partido deliberou as seguintes orientações políticas:

1. Construção de projeto próprio:
A partir deste momento, o MDB-SC iniciará a construção de um projeto próprio para as eleições ao Governo do Estado de 2026, alinhado aos anseios da sociedade catarinense e em consonância com os 60 anos de história, legado e conquistas da sigla.

2. Diálogo e articulação política:
O partido abrirá diálogo com outras legendas que compartilhem dos mesmos princípios, valores e ideais emedebistas, visando a construção de convergências políticas responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento de Santa Catarina.

3. Independência:
O diretório do MDB-SC orienta seus filiados a se desvincularem de funções que exerçam no Governo do Estado. Independente de posicionamentos no campo político-eleitoral, a sigla reafirma que seguirá apoiando, no âmbito do Poder Legislativo, todos os projetos que sejam de interesse do Estado e da população catarinense, mantendo sua postura de responsabilidade institucional, mesmo que esteja se desvinculando do atual Governo.

O MDB de Santa Catarina reforça, assim, seu compromisso histórico com o diálogo, a democracia e o desenvolvimento de Santa Catarina.”

Com a decisão, o MDB passa a adotar uma postura de independência política em relação ao governo estadual, mantendo apoio a projetos considerados de interesse público no Legislativo, mas deixando oficialmente a base governista.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia Civil de Santa Catarina cumpre mandados em investigação de maus-tratos contra o cão Orelha

MDB rompe com governo Jorginho Mello e anuncia projeto próprio para 2026

Jorginho Mello sanciona lei que proíbe banheiros unissex em escolas de Santa Catarina

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO

Epagri alerta produtores sobre alta infectividade de cigarrinhas-do-milho nas lavouras em SC