Uma das modalidades mais tradicionais e vitoriosas do esporte São-bentense acaba de receber um importante reforço. A Ginástica Artística, também conhecida como Ginástica Olímpica, agora conta com um novo tablado oficial para os treinamentos de Solo, garantindo mais segurança, qualidade técnica e melhores condições de preparação para os atletas.
Com raízes profundas na história esportiva da cidade, a modalidade teve início em 1924, em São Bento do Sul, a Ginástica Artística é, ao longo das décadas, uma das que mais conquistou medalhas e levou o nome do município a competições Estaduais e Nacionais. Entre 1987 e 2013, os treinamentos aconteceram na Sociedade Ginástica e Esportiva São Bento, período marcado por grandes resultados.
A aquisição do novo tablado foi realizada pela Fundação Municipal de Desportos (FMD), que investiu R$ 313 mil no equipamento. O recurso ainda é do orçamento de 2025, pois o processo de compra foi iniciado no ano anterior e o material chegou agora, no fim de janeiro de 2026.
Após o encerramento do contrato com a Sociedade Ginástica, em 2013, a modalidade passou a treinar em um espaço que não oferecia as condições adequadas para o seu desenvolvimento. O local apresentava goteiras, não dispunha de área suficiente para a prática dos saltos e não possuía a altura necessária para a instalação dos aparelhos de Argolas e Barra Fixa.
Diante da necessidade prioritária de reformas completas no Centro de Treinamentos de Tênis de Mesa e no Ginásio Annes Gualberto, foi elaborado um planejamento para a execução gradual das melhorias em todas as estruturas esportivas. Nesse contexto, a Ginástica recebeu uma reformulação total em 2025.
Entre as principais melhorias realizadas, destacou-se a adaptação estrutural para a instalação dos aparelhos de Argolas e Barra Fixa, que exigem uma altura mínima de oito metros.
Para o presidente da Fundação Municipal de Desportos, professor Luciano Weidner, a chegada do novo tablado representa mais um passo importante no fortalecimento da modalidade no município.
“Hoje o nosso Centro de Treinamento ganha mais um equipamento fundamental. Ele proporciona melhores condições de treino e, principalmente, mais segurança para os nossos atletas”, destacou.
Atualmente, a Ginástica Artística em São Bento do Sul é comandada pelo Professor Vachaganter Meliksetyan, conhecido como Vatik, no masculino, e pela Professora Rosemary Cunha Zoelner (Méri) no comando do feminino, mantendo viva uma tradição quase centenária e projetando novos talentos para o futuro.
