Santa Catarina está acima da média nacional em 18 tipos de vacinas

Botões de Compartilhamento

Quando se trata de vacinação Santa Catarina também segue sendo destaque nacional. O Estado apresenta um resultado consistentemente acima da média do Brasil no painel de 2025: em 18 das 20 vacinas monitoradas, SC ficou acima da cobertura nacional, e em várias delas aparece entre os estados com melhores posições no ranking com coberturas superiores a 90%.

Como exemplo, a vacinação contra a tríplice viral com 97,5 % do público prioritário, pólio com 92,6 % e pneumo com 96%.

Os números positivos indicam que os municípios e as equipes estão trabalhando e as estratégias estão produzindo efeito. “É importante ressaltar que as ações que desenvolvemos durante todo o ano estão refletindo em bons resultados, mas é preciso continuar melhorando para que possamos imunizar, cada vez mais, a nossa população e assim diminuirmos as doenças evitáveis”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, “Diogo Demarchi.

Desta forma, a SES segue trabalhando para ampliar o acesso e buscar ativamente quem ficou com a vacina em atraso, para que o resultado se traduza em metas plenamente alcançadas.

Entre as ações desenvolvidas estão: a busca ativa e resgate de não vacinados: checagem de situação vacinal, chamamento e acompanhamento especialmente para esquemas multidose e reforços (crianças, adolescentes, gestantes e grupos prioritários).

Ampliação do acesso: A iniciativa apoia e estimula os municípios a ampliarem suas ações por meio de horários estendidos, atividades em escolas e creches, vacinação extramuros (em comunidades distantes ou de difícil acesso) e dias de intensificação em localidades prioritárias.

Qualificação das salas de vacina e das equipes: treinamento, padronização de fluxos, supervisão, apoio técnico e melhoria do registro para reduzir perdas de oportunidade e qualificar o dado.

Monitoramento sistemático e devolutivas: acompanhamento regular por município/unidade, com foco em homogeneidade e priorização de territórios com maior risco de queda, para correções rápidas de rota.

Integração com a Atenção Primária e comunicação: fortalecimento do vínculo das equipes com as famílias, orientação qualificada e enfrentamento da desinformação, com mensagens claras e baseadas em evidências.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Dengue SC: Aumento do número de casos de dengue e chikungunya em Santa Catarina acende alerta

Santa Catarina está acima da média nacional em 18 tipos de vacinas

INCRA alerta: CCIR é obrigatório e tem emissão gratuita pela internet e ATENDIMENTO PESSOAL na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Aberto o período de cadastro e transferência para a Educação Infantil e Ensino Fundamental 2026 na rede municipal de ensino

Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro

Com mais de 47 mil embalagens analisadas, Compra Segura SC reduz irregularidades em produtos adquiridos pelo Estado