Teve início na manhã desta quarta-feira (04) o programa Pet Levado a Sério, que está realizando castrações gratuitas de cães e gatos no Pavilhão dos Imigrantes. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura, e segue até esta sexta-feira (06), com a previsão de 300 procedimentos, todos executados por equipes especializadas.
A iniciativa busca promover o bem-estar animal, auxiliar no controle populacional e contribuir para a redução do abandono e dos maus-tratos, além de melhorar a saúde pública.
Nas próximas etapas do programa, os bairros Cruzeiro, Barro Preto, São Rafael e Novo Horizonte serão contemplados. As datas das inscrições e das novas castrações ainda serão divulgadas oficialmente.

O Pet Levado a Sério é realizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde. O programa tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de proteção e bem-estar animal nos municípios catarinenses.
No total, o Estado está investindo mais de R$ 17 milhões para a realização de mais de 80 mil castrações em 273 municípios, abrangendo 96% do território catarinense. Além dos recursos financeiros, o programa também oferece capacitações técnicas e apoio aos municípios para a execução das ações.
“O Pet Levado a Sério é o maior programa nacional de castração de cães e gatos e já se tornou um marco da gestão do governador Jorginho Mello, representando um cuidado que envolve tanto as pessoas quanto os animais do nosso estado”, destacou o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá.
Além das castrações, as prefeituras recebem apoio técnico e capacitação para ações como educação para a guarda responsável e formação de agentes públicos, garantindo resultados efetivos, como menos abandono, menos maus-tratos e mais saúde para os animais e para a população.
