Novos radares entram em operação na BR-280 e reforçam fiscalização em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

Motoristas que trafegam pela BR-280 precisam redobrar a atenção. Os novos radares instalados ao longo da rodovia federal já começaram a operar e passam a intensificar a fiscalização eletrônica em diversos trechos considerados críticos, principalmente nas áreas urbanas e de maior fluxo de veículos.A ativação dos equipamentos ocorreu de forma escalonada a partir de abril de 2026, seguindo o cronograma definido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Antes de entrarem oficialmente em funcionamento, os dispositivos passaram por aferição técnica realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), etapa necessária para garantir a validade legal das autuações emitidas aos condutores que ultrapassarem os limites de velocidade.Segundo o DNIT, a implantação dos controladores tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes, aumentar a segurança viária e melhorar a fluidez do trânsito nos trechos urbanos da rodovia, que corta importantes municípios do Norte catarinense.

Ao todo, 13 pontos de fiscalização foram definidos após estudos técnicos que avaliaram o fluxo de veículos, índices de acidentes e características de cada região.Confira os pontos onde os radares já estão em operação:

São Francisco do SulKM 1,515KM 7,29KM 10,965KM 14,43

AraquariKM 24,3KM 28,7KM 33,1Jaraguá do SulKM 68,32KM 72,795KM 75,335KM 75,57

CorupáKM 78,74

São Bento do SulKM 111,3KM 111,57KM 117

Os novos controladores utilizam tecnologia avançada para monitoramento em tempo real. Sempre que um veículo ultrapassa a velocidade permitida, o sistema realiza automaticamente o registro fotográfico da infração, gerando imagens que servem como prova documental para aplicação das multas.Além da fiscalização, os equipamentos também auxiliam no controle do tráfego e na prevenção de acidentes graves, especialmente em locais com grande circulação de pedestres, cruzamentos urbanos e áreas de acesso a bairros e comércios.

A orientação das autoridades é para que os motoristas respeitem a sinalização e os limites estabelecidos em cada trecho da rodovia, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos.

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

Brasil estreia neste sábado na Copa do Mundo de 2026 contra o Marrocos

Mulher é agredida em São Bento do Sul e encaminhada ao hospital após atendimento dos bombeiros

Inscrições abertas para escolha da Rainha e Princesas da Festa do Agricultor e Motorista 2026

Homem condenado por furto qualificado é preso no Centro de São Bento do Sul

São Bento do Sul: homem é condenado a 108 anos de prisão por estupro de vulnerável e tortura contra filhas e enteada

Polícia Militar prende homem por violência doméstica e cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho