Nesta terça-feira, o Grupo Esperança celebra 20 anos de uma trajetória marcada pelo acolhimento, pela solidariedade e pelo fortalecimento de mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer. O grupo faz parte da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negrinho e tem à frente a coordenadora Gondula Muller, carinhosamente conhecida como Dona Gondi.A história do Grupo Esperança começou há duas décadas, a partir de uma conversa entre Dona Gondi e sua mãe, que realizava tratamento contra o câncer.
Durante o diálogo, sua mãe comentou ter lido em uma revista sobre grupos de apoio que reuniam pacientes para compartilhar experiências, destacando como esses encontros ajudavam a amenizar a dor e tornar a caminhada menos difícil.Inspirada pela ideia, Dona Gondi levou a proposta adiante e contou com o apoio de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer e de três amigas integrantes da OASE: Dona Dagmar, Dona Alice e Dona Vilma. Juntas, elas deram vida ao Grupo Esperança, que desde então tem sido um espaço de acolhimento, amizade e incentivo para inúmeras mulheres.Os encontros acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês, no salão da Igreja Luterana, com o apoio da OASE.
A cada reunião, as participantes encontram um ambiente acolhedor para conversar, trocar experiências, compartilhar desafios e celebrar conquistas. Além das rodas de conversa, são realizadas dinâmicas, atividades de integração e momentos de confraternização, encerrados com um café preparado com carinho.Ao longo desses 20 anos, o Grupo Esperança tornou-se uma importante extensão do trabalho desenvolvido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, oferecendo suporte emocional e fortalecendo os laços entre mulheres que enfrentam situações semelhantes. Mais do que encontros mensais, o grupo representa uma rede de apoio construída com empatia, respeito e companheirismo.
A celebração das duas décadas do Grupo Esperança é também uma homenagem a todas as mulheres, voluntárias e colaboradoras que contribuíram para manter viva essa iniciativa, que segue levando conforto, coragem e esperança para quem enfrenta a luta contra o câncer. 🎗️❤️









