Nova fase confirmada para o programa de desenvolvimento de municípios catarinenses com baixo IDH

Botões de Compartilhamento

O Programa do Governo de SC que desenvolve os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) através da metodologia DEL, da Facisc, através do ”Gente Catarina, vai ter continuidade em 2023.

A informação foi confirmada pelo secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, na reunião do Instituto DEL nesta quinta-feira, 14/12, realizada com a equipe que coordena os trabalhos em 61 municípios catarinenses.

A reunião contou com a participação da equipe do Instituto DEL e da Secretaria para repassar, resultados e ações de desenvolvidas em todos os municípios. Segundo o secretário Silvio Drevek, SC é o estado mais competitivo do Brasil, mas ao mesmo tempo tem desafios grandes a serem vencidos.

“Através do Programa conseguimos desenvolver de forma sustentável os municípios que precisam ter mais qualidade de vida no nosso estado, seja através de ações para melhorar a saúde, a educação, a segurança, entre outros aspectos”.

O secretário destacou que o Programa é essencial para Santa Catarina. “No saneamento básico, exemplo, temos muito a nos desenvolver.

SC só perde para o Piauí e isso mostra como precisamos ainda buscar cuidar de necessidades básicas em muitos municípios do estado. É de se admirar que um estado como o nosso ainda tenha essa deficiência”, lamenta.

Dreveck explica que a melhor inclusão social é dar oportunidade de trabalho.

“Os municípios com IDH baixo que estão sendo trabalhados com o programa DEL têm entre os objetivos atrair novos investimentos e empresas e com isso gerar mais empregos e renda.

Vamos continuar com esse trabalho que é super importante para diminuir essa diferença que é tão gritante em Santa Catarina”.

Em fevereiro, a SICOS, a Facisc e o Instituto DEL vão fazer um encontro para ampliar o conhecimento dos municípios em relação aos projetos que podem ajudar a elevar seus índices socioeconômicos.

Programa Del

O Programa Del é uma iniciativa do Instituto Del e da Facisc que tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios, por meio de estruturação da governança em coletivos sociais a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos munícipes.

Em 2011, a FACISC implantou o Programa DEL com o objetivo de atender à crescente demanda das associações locais, principalmente de municípios de pequeno e médio porte com economia subdesenvolvida, por um programa de desenvolvimento econômico local sustentável.

O programa se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, o conceito de desenvolvimento sustentável com prazo estabelecido para esse fim.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Inscrições abertas para a Realeza da Festa do Agricultor e Motorista 2025 em Rio Negrinho: categorias adulta e mirim seguem até 11 de julho

Emprego: Sine oferece mais de 8 mil vagas em Santa Catarina

Rio Negrinho realiza a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta terça-feira (1º)

Trecho da BR-280 na Serra de Corupá será totalmente interditada nesta terça-feira (1º) para retirada de carreta

NOTA DE FALECIMENTO

Prêmio Jovem Autor 2025 encerra inscrições com participação recorde de escolas em Rio Negrinho