O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga nesta sexta-feira (15), o segundo relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 145 estão próprios para banho, o que representa 60,92%.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Em Florianópolis, dos 87 pontos, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77,01%. O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de:
- Araranguá
- Balneário Arroio do Silva
- Balneário Gaivota
- Balneário Camboriú
- Balneário Barra do Sul
- Balneário Rincão
- Barra Velha, Biguaçu
- Bombinhas
- Florianópolis
- Garopaba
- Governador Celso Ramos
- Imbituba
- Itajaí
- Itapema
- Itapoá
- Jaguaruna
- Joinville
- Laguna
- Navegantes
- Palhoça
- Paulo Lopes
- Passo de Torres
- Penha
- Balneário Piçarras
- Porto Belo
- São Francisco do Sul
- São José.
Para saber todas as praias que estão próprias para banho, basta acessar o link: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/downloadPDF/2023-12-15
Metodologia e legislação
As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.
Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Atenção aos banhistas
Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.
Receba as principais notícias de Rio Negrinho e Santa Catarina participando dos nossos grupos de WhatsApp
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO