Em uma operação realizada nesta segunda-feira (29) no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, as autoridades colombianas frustraram as intenções de uma brasileira de 37 anos que tentava contrabandear 130 sapos venenosos, considerados os mais perigosos do mundo.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Os animais, ameaçados de extinção, estavam sendo transportados dentro de potes de filmes fotográficos e foram apreendidos pela Polícia Nacional da Colômbia.
A suspeita foi detida enquanto estava em trânsito para São Paulo, com escala no Panamá. Os sapos, desidratados e estressados, foram considerados “a poucas horas de morrer” pelo coronel Juan Carlos Arévalo.
Colecionadores interessados na raridade da espécie chegam a desembolsar até US$ 1.000 (cerca de R$ 4.940) por cada rã, conforme revelado pela Polícia Nacional. Após a apreensão, os sapos foram encaminhados a um veterinário para receberem os cuidados necessários, em uma operação coordenada pela Secretaria Distrital do Meio Ambiente de Bogotá e a polícia do aeroporto.
A cidadã brasileira afirmou ter ganhado os sapos de uma comunidade local. Sua identidade não foi revelada, mas ela foi entregue à Procuradoria-Geral da República para as devidas providências legais.
Os animais eram originários de Nariño, uma comunidade a 830 quilômetros de Bogotá que agora está no foco das autoridades ambientais colombianas.
O destino dos animais será o Centro de Atenção e Avaliação da Flora e Fauna Silvestres, onde receberão os cuidados necessários para sua preservação.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO