A Sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira (1°) não teve entrada de projetos e nem de requerimentos, se restringindo a uso da Tribuna Popular, por parte de um munícipe e da Palavra Livre dos vereadores.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Após o Primeiro Secretário Arlindo da Crus (Piska) ler as correspondências e respostas de requerimentos de sessões anteriores, o Presidente da Casa, Rodrigo dos Santos (Dido) passou a palavra ao Sr. Nédlin Sacht Batista, morador da rua Amandus Olsen, no Bairro Campo Lençol, para que fizesse uso da Tribuna Popular e se manifestar sobre a situação da citada rua, não pavimentada, de muito movimento e que faz ligação com o estado do Paraná, sendo portanto muito utilizada por moradores da cidade e do estado vizinho, inclusive por caminhões de vários tamanhos que transportam mercadorias diversas.
Nédlin comentou sobre o estado da via, que por não ser pavimentada e com manutenção deficiente, causa muitos transtornos aos moradores da mesma, que tem na poeira um dos principais problemas, causados pelo grande movimento de veículos, causando muita sujeira e prejuízos ao comércio, empresas e moradores que tem diariamente um grande trabalho com a limpeza, em função da poeira constante e também com o barro em dias de chuva, que também incomoda e causa problemas inclusive de segurança para quem utiliza a referida via.
Os moradores cansados de promessas de terem a rua pavimentada, fizeram um Abaixo Assinado que já conta com mais de 200 assinaturas, e também solicitaram o uso da Tribuna Popular da câmara, para pedir à prefeitura e aos vereadores atenção ao pedido dos moradores, para que o mais breve possível seja feita pavimentação asfáltica da rua, eliminando os muitos problemas hoje enfrentados por eles.
Todos os vereadores na Palavra Livre salientaram a necessidade da obra e se colocando a disposição para ajudar os moradores em relação a pavimentação da mesma.
Na palavra livre a vereadora Flavia comentou sobre o mês das mulheres e as ações na câmara promovidas pela Procuradoria da Mulher, em favor e homenagem a elas, lembrando da importância de campanhas esclarecedoras sobre a violência contra as mulheres e também elogiando as mulheres que ocuparam a tribuna nas sessões de março, contando suas histórias de vida, superação e exemplos que deixaram em seus relatos.
Também comentou sobre pessoa que não foi devidamente atendida no hospital e problemas que a mesma relatou ter visto enquanto esperava ser atendida, mas indo embora depois de algumas horas sem ser atendida e reforçou pedidos feitos anteriormente para que a secretaria de saúde e a direção do hospital resolvam de uma vez esses recorrentes problemas, além da falta de médicos que complica mais a situação.
A vereadora Alessandra Cristofolini, comentou sobre o dia 12 de Abril, dia da Conscientização do Autismo, lembrando da importância do tema, e sobre a Associação dos Amigos dos Autistas de Rio Negrinho, criada em 2022 e aprovada como de Utilidade Pública em 2023 pela câmara de vereadores, convidando para a Feijoada em prol da instituição entre outras considerações a respeito.
Também comentou sobre a Procuradoria da Mulher de Campo Alegre que teve sua instalação e posse da primeira procuradora e diretoria, num evento em que ela e a vereadora Rose estiveram presentes semana passada, representando a Procuradoria da Mulher e os vereadores de Rio Negrinho.
Também aproveitou para convidar a todos para a Noite de Autógrafos dos Jovens Autores, que acontecerá nesta quarta (3) as 19:00 h na cãmara de vereadores.
A vereadora Rose falou sobre a instalação da Procuradoria da Mulher em Campo Alegre onde participou com a Vereadora Alessandra e elogiou as mulheres que ocuparam a tribuna no mês de março contando suas histórias de vida, agradecendo o jovem Nédlim que ocupou a Tribuna Popular tomando iniciativa para resolver o problema da rua Amandus Olsen.
O vereador Arlindo da Cruz (Piska) comentou sobre sua filiação ao PSDB, agradecendo a Vereadora Rose pelo apoio pra ele entrar no partido e aos demais membros do partido que muito bem o receberam.
Falou sobre a Caminhada da Sexta Feira Santa, rumo a Igreja de Santa Luzia no Rio do Salto, que teve a participação de ótimo público e outros comentários sobre ruas, canchas esportivas e locais públicos que precisam de mais atenção e também fez considerações sobre o Samae estar fazendo asfalto sobre ruas já pavimentadas o que poderia ser feito em ruas que precisam pavimentação
O vereador Kbelo, falou sobre o Posto de Saúde do Bairro São Pedro, mostrando fotos de problemas de acabamento da recém reforma efetuada, com muita coisa mal feita e fiação elétrica com muitos problemas. Uma Porcaria de Reforma segundo ele, que também citou como vergonha a Autoclave do posto quebrada, fazendo funcionários irem em outro posto pra usar equipamento semelhante para a realização de procedimentos que dependem do equipamento
Fez outras considerações sobre a qualidade dos profissionais dos postos que enfrentam dificuldade em função do conceito do atendimento que ele acha incorreto, fazendo que as pessoas tenham que se deslocar para o Pronto Socorro do Hospital, saturando o mesmo. Que os postos poderiam atender muitas necessidades se tivessem melhores condições, pedindo reestruturação dos postos. Comentou a resposta do requerimento sobre o sumiço dos 3 milhões da prefeitura que segundo ele, não foi devidamente respondido e solicitando mais explicações quanto ao requerimento que não foram respondidas e perguntando…
Onde está a a Controladoria que não percebeu os desvios de dinheiro?
O Vereador Maneco falou sobre o dia muito complicado no hospital, tendo recebido reclamações pela falta de médicos, quem controla a escala de médicos, sobre pessoa que ficou horas esperando e não foi atendida, com o hospital lotado e pessoas esperando 6 horas até pra serem atendidas.
Também comentou sobre requerimento de uma Galeria Pluvial, no Campo Lençol pra acabar com alagamentos, sobre praça recém reformada, com problemas e acabamentos pendentes além dos já deteriorados, sobre ruas com problemas diversos e sobre os problemas de atendimento nos postos de saúde e sobre reclamações que tem recebido quanto a falta de professores e estagiários nas escolas.
O Vereador Nilson Barbosa comentou sobre as máquinas agora disponíveis na Volta Grande e fez veemente defesa do prefeito, erguendo a voz e sendo mais que enfático até, como nunca tinha feito antes, criticando os companheiros da casa que tem feito críticas a gestão atual e justificando por que fez parte da base do executivo desde seu primeiro dia como vereador entre outras considerações inclusive com voz alterada, sobre os vereadores que não aprovaram o empréstimo de 35 milhões para obras na cidade, causando estranheza e também risos.
O vereador Cassio Alves (Cassinho), comentou sobre a melhoria no Agendamento para fazer Carteira de Identidade, que pode ser agora feito presencialmente ou digitalmente, facilitando a vida de quem precisa do serviço. Parabenizou a Igreja Cristo Rei pelo excelente teatro apresentado na Sexta-Feira Santa, emocionante segundo ele e também comentando sobre ruas que precisam de atenção por parte do executivo, chamando atenção de outros vereadores por não comentarem e até elogiarem sobre as obras que vem sendo feitas na cidade pelo prefeito.
O vereador Rodrigo dos Santos (Dido), comentou sobre o evento realizado por amigos em prol do Amigo Joi, no 100 Limite Moto Clube, cumprimentando os promotores do mesmo, comentando também sobre evento do seu partido PL, que filiou os vereadores Nilson e Alessandra, além de trazer de volta ao partido o vice prefeito Pablo Ribeiro, agradecendo a eles pela opção.
A seu modo, como normalmente, e outra vez,, mais como lider do governo e não presidente da câmara, defendeu o prefeito de críticas feitas por outros vereadores, em relação as Barracas tipo Vagão adquiridas para a Via Gastronómica, rebatendo as mesmas em tom alterado.
Ainda meio alterado e ofensivo, comentou sobre a aprovação das contas da prefeitura de 2022, pelo TCU, e “outra vez” criticando as administrações e vereadores anteriores quanto a contas de governos passados.
Questionou os comentários feitos pelo vereador Kbelo em relação ao seu requerimento pedindo explicações do executivo sobre os mais de 3 milhões que sumiram da prefeitura, que segundo ele não foram devidamente respondidas, se dirigindo ofensivamente ao vereador Kbelo pra quem não deu direito de resposta quanto as afirmações que fez em relação ao mesmo, algumas absolutamente desnecessárias e que não ajudam em nada sua atuação na defesa do prefeito, saindo rapidamente após encerrar a sessão.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO