Sob gestão do Instituto Maria Schmitt, a Fundação Hospitalar Rio Negrinho realizou a primeira cirurgia endourológica e, a partir de agora, a meta é realizar 150 procedimentos/mês em urologia através dessa técnica.
De acordo com o médico urologista, Dr. Fernão Araújo, a cirurgia endourológica é um ramo da urologia que trata da manipulação endoscópica do trato urinário, em que não há cortes, sendo a técnica mais moderna atualmente nesta área.
O procedimento foi realizado no paciente jovem que apresentou um quadro de disfunção renal devido a obstrução causada pela pedra impactada no ureter, com cólicas renais recorrentes. Após a desobstrução, devolvemos a função normal do rim e aliviamos a dor do paciente através de um procedimento moderno, minimamente invasivo e eficiente.”
Dr. Fernão Araújo
Segundo o Diretor da Unidade, Rafael Bonfada, o hospital tem investido em estrutura e equipamentos modernos para proporcionar um atendimento qualificado e acolhedor à população de Rio Negrinho e região.
“Nossa missão enquanto gestão IMAS é sermos resolutivos, oferecendo uma assistência eficaz e humanizada juntamente com novos serviços com o intuito de transformar a vida dos nossos pacientes firmando o compromisso com a saúde pública de qualidade”, ressaltou o diretor.
Rafael Bonfada
A Fundação Hospitalar Rio Negrinho dispõe de atendimento 24h no pronto socorro adulto e pediátrico e nas especialidades de clínico geral, ortopedia, obstetrícia, pediatria e cirurgia geral.
Além disso, oferece serviços na área da pediatria, clínica Médica e reabilitação, ginecologia, traumatologia, cardiologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, videocirurgia, retaguarda clínica, urologia, unidade de cuidados prolongados e neurologia clínica, UTI.
Dentre os serviços de imagem estão tomografia, radiologia, ultrassom, mamografia. Os atendimentos são realizados via SUS, particular e pelos convênios SUS , SC Saúde, Unimed, Bradesco e Medserve.
A unidade vem se destacando na realização de cirurgias eletivas, sob demanda do governo estadual, realizando mais de 300 cirurgias por mês em diversas especialidades, com a meta de 500 cirurgias ao mês, atendendo pacientes da região do Planalto Norte e Nordeste de Santa Catarina.