Novo Centro de Autismo é inaugurado em São Bento do Sul

Botões de Compartilhamento

A prefeitura informou nesta quinta-feira (02), que Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack foi totalmente reformado e está pronto para uso dos professores, profissionais que atendem os alunos e, em especial, dos matriculados da unidade.

A obra que ocorreu no prédio que abrigava a antiga PEM Ladir dos Santos, localizada no bairro Dona Francisca, foi anunciada no fim de outubro de 2023, e entregue oficialmente na última terça-feira (30), ainda no mês de Conscientização do Autismo.

A reforma passou por diversas etapas, com o investimento inicial de cerca de R$ 320 mil, mas com a identificação de novas demandas para que atenda completamente a necessidade dos alunos, foram aditivados mais R$ 146 mil.

Conforme explica o engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Marcelo Laynes Milla.

“O espaço ganhou novos banheiros, um deles com acessibilidade, mais uma sala de aula, cozinha, nivelamento do piso, troca dos vidros nas janelas, novo toldo e a troca do telhado, um dos pedidos mais urgentes, já que entrava água no local em dias de chuva, além de demais melhorias. Vale destacar a cor azul, símbolo do autismo, empregada em diversos pontos da obra”, disse.

O prefeito Antonio Tomazini lembrou que o antigo espaço do Centro de Autismo, na rua João Muhlbauer, já não supria mais as conveniências mínimas para o andamento dos trabalhos.

“Vimos que um lugar mais espaçoso, com área de lazer e passível de ampliação deveria ser disponibilizado. Viabilizamos o projeto e essa mudança através da união de diversas secretarias e estamos contentes com o resultado”, afirmou Tomazini. 

100 alunos

A diretora do Centro de Autismo, Geovanna Vicente, comentou que a reforma vai trazer diversos benefícios para todos, incluindo alunos, professores e os familiares.

“As famílias vão se sentir mais acolhidas e vão saber que o espaço é mais seguro para os filhos. Hoje estamos com cerca de 100 alunos, bem acolhidos por nossa equipe multidisciplinar e com estrutura adequada. Ainda recentemente fomos beneficiados com a aquisição de um veículo de sete lugares para transporte dos nossos alunos”, disse. 

Ela chama a atenção para o aumento dos diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de como uma estrutura melhor no município vai fazer diferença para os diagnosticados.

“A Prefeitura não tem medido esforços para melhorar e facilitar o acesso ao nosso atendimento. Essas ações vão contribuir para a interação, o desenvolvimento intelectual e o aprendizado”, agradeceu.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem de 41 anos é preso após agredir a companheira com barra de ferro em Guaramirim

24º Concurso de Declamação “Manuel Bandeira” está com inscrições abertas em Rio Negrinho

Motocicleta com placa falsa e sem licenciamento desde 2005 é apreendida na BR-101 em SC; condutor é preso

Corretores são mortos a tiros dentro de imobiliária em Balneário Piçarras

Painel ‘Entendendo os Tipos de Diabetes’ promove Conscientização em Rio Negrinho”

6ª MoFICA tem início com cerimônia emocionante e protagonismo estudantil em Campo Alegre