SC tem sete municípios em situação de emergência e previsão é de temporais com chuva volumosa para o fim de semana

Botões de Compartilhamento

Conforme o último Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), na manhã desta quinta-feira (16), subiu para o sete o número de municípios que decretaram Situação de Emergência (SE) em função das fortes chuvas que atingiram o estado no último fim de semana.

Ao todo, 13 municípios registraram ocorrências nas regiões Sul e Extremo Sul – as mais afetadas -. Ainda de acordo com o relatório, são 421 pessoas desalojadas e 162, desabrigadas. O departamento de monitoramento meteorológico da SDC aponta para chuva intensa e volumosa no fim de semana. (Veja abaixo a previsão do tempo)

Os municípios que decretaram SE são: Araranguá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Maracajá e Praia Grande possui decreto de SE vigente por conta do evento adverso anterior.

Chuva persistente entre o final da tarde de quinta (16) e sexta-feira (17)

Entre a noite desta quinta (16) e o final da tarde da sexta-feira (17), a atuação de uma frente fria fornece condições para chuva persistente e volumosa com risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul (áreas em amarelo do mapa), e risco baixo entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí (áreas em verde do mapa).

Ao longo deste período as chuvas devem ocorrer com intensidade fraca a moderada e volumes entre 30 e 60 mm, com pontuais acima previstos para essas regiões. De forma isolada, podem ocorrer temporais com eventual queda de granizo.

Previsão: temporais com chuva intensa e volumosa no fim de semana

Entre a noite da sexta-feira (17), e a madrugada do domingo (19), a passagem de uma frente fria provoca chuvas em toda Santa Catarina. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa em todas as regiões, com início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul,  avançando em direção às demais áreas do estado ao longo do período. 

O risco é ALTO nas áreas em laranja, MODERADO nas áreas em amarelo e BAIXO nas áreas em verde do mapa para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.

São esperados acumulados entre 75mm e 100mm nas áreas em laranja, entre 50mm e 70mm nas áreas em amarelo e entre 20mm e 40mm nas áreas em verde do mapa. Em todas áreas podem ocorrer pontuais acima destes valores.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Homem fica gravamente ferido em acidente com trator no interior de Porto União

Santa Catarina ultrapassa 2,5 mil toneladas na safra da tainha 2025

Prefeitura de Campo Alegre realiza alargamento de estrada na comunidade de Avenca do Rio Negro

Núcleo de Jovens Empreendedores realiza visita técnica na Empresa Multinova

Imetro-SC conclui operação Férias Seguras em Santa Catarina

A erva natural mais eficaz para ansiedade e sono tranquilo