O Assessor de Imprensa da câmara Erico Nagorski iniciou a sessão desta segunda-feira (20) falando do Mês de Maio Laranja, e da campanha apoiada pelo Conselho Tutelar para conscientização sobre a violência contra crianças e adolescentes durante esse mês. Também foi apresentado vídeo sobre a criação desse dia com base no Caso Araceli.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Em seguida o presidente da câmara vereador Rodrigo dos Santos (Dido) abriu a sessão, que não teve leitura de correspondências e nem repostas a requerimentos anteriores, solicitando ao 1º Secretário, vereador Arlindo da Cruz (Piska) que fizesse a leitura de requerimento dos vereadores Roseli Zipperer do Amaral, Ineir Miguel Mittmannn (Kbelo), Manoel Alves Neto (Maneco) e Arlindo da Cruz (Piska)
solicitando informações ao executivo municipal sobre o número de cargos em comissão de 2023 a 2024.
Maneco justificou o requerimento, comentando sobre pedido idêntico feito em anos anteriores e a necessidade de se saber hoje o número desses cargos.
O vereador Kbelo comentou sobre ter assinado também o requerimento e que é importante saber se novos comissionados são substituição ou acréscimo de cargos em função da possibilidade eventual de abrigar amigos em função da eleição, daí a necessidade do executivo prestar as informações. Fez ainda comentários sobre cargos comissionados e o não inchaço da máquina pública. O vereador Piska justificou porque foi a favor do requerimento fazendo comentários a respeito.
Palavra Livre
O vereador Kbelo iniciou, convidando o público pra dar atenção à Campanha Maio Laranja, sobre conscientização quanto à abusos de menores e adolescentes, fazendo considerações a respeito de sua importância e que as pessoas apoiem e colaborem com a campanha do Conselho Tutelar.
Também falou sobre a Segurança nas Escolas, relembrando o que aconteceu na escola em Saudades e a grande movimentação que houve em função do acontecido, com muita gente chamando atenção para a segurança nas escolas, mas que acabou caindo meio no vazio, no esquecimento, o que pode levar à atentado semelhante se afrouxarem as medidas de segurança, salientando que hoje na cidade estão negligenciadas.
Lembrou que o Gov. Estadual colocou policiais aposentados nas escolas e que a prefeitura ainda deve melhorar muito a segurança das escolas municipais, citando algumas melhorias necessárias ainda não providenciadas e que precisam ser implementadas.
A vereadora Rose comentou que esteve junto com funcionárias da câmara em São Bento do Sul, acompanhando palestra proferida pela Deputada Estadual Paulinha, promovida pela Procuradoria da Mulher daquela cidade e falando sobre a palestra, destacando a fala da palestrante sobre a Participação da Mulher na Política de maneira correta, com as mulheres se unindo na busca de melhores resultados.
Reforçando a fala da Deputada Paulinha quanto as mulheres na politica “Não ocuparem o lugar dos homens, mas terem o mesmo respeito, os mesmos direitos sem privilégios.
Em seguida o vereador Piska fez pedido para o presidente Dido verificar junto à prefeitura sobre determinada via na cidade, para que seja finalizada a calçada que teve parte feita e já com problemas de má qualidade que precisam ser resolvidos.
Agradeceu o secretário de obras por ter resolvido rapidamente problema na estrada do Rio do Salto e também comentou sobre o Maio Laranja, fazendo considerações e reforçando a campanha nas escolas e meios de comunicação.
A vereadora Flávia lembrou sobre o encerramento do prazo para Declaração do Imposto de renda e sobre quem ainda queira descontar do mesmo valores em favor de entidades e que os contadores podem orientar quanto a isso.
Falou que esteve em Floripa vendo junto à deputados a possibilidade de verbas e emendas para a cidade, mas que em função de ser ano eleitoral ficam inviabilizadas no momento.
Também elogiou o secretário da infraestrutura Felipe Rueckl Bail que tem atendido rapidamente solicitações dela, comentando ainda sobre a Festa na Igreja Santa Rita de Cássia no fim de semana.
O vereador Cassinho comentou sobre os vereadores mirins que estão fazendo ótimo trabalho.
O presidente Dido falou sobre o Plano Diretor e o trabalho feito para que fosse apresentado e que em breve será reapresentado em Nova Audiência Pública por ter ainda alguns acertos a serem feitos para dar transparência e legalidade ao mesmo. Agradeceu a todos e em seguida encerrou a sessão convocando para a próxima semana sem pauta definida
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO