Fotógrafa flagra nascimento de bebê empelicado em seu 1º registro de gêmeos em SC

Botões de Compartilhamento

Um momento raro e emocionante foi registrado na última sexta-feira (31), em um hospital de Balneário Camboriúno Litoral Norte. Durante o parto de gêmeas, a fotógrafa Janaína Silva Muniz presenciou e capturou o nascimento de uma bebê empelicada, uma condição rara em que o recém-nascido chega ao mundo envolto pela bolsa amniótica.

Bebê empelicado nasce em Balneário Camboriú — Foto: Janaína Muniz/ Arquivo pessoal

Os registros fotográficos, compartilhados nas redes sociais nesta semana, mostram a pequena Clara nascendo empelicada enquanto o cordão umbilical de sua irmã, Liz, ainda estava sendo cortado.

“Nasceu maravilhosa, linda, toda grande”, descreveu Janaína, que estava fotografando gêmeos pela primeira vez e considerou a experiência surpreendente.

Segundo o médico obstetra Romar Pagliarin, o bebê permanece dentro da bolsa amniótica por cerca de 40 semanas, recebendo nutrientes e oxigênio através do cordão umbilical. Geralmente, o saco gestacional se rompe quando o bebê está prestes a nascer, até mesmo em cesarianas. Por isso, ver um bebê nascer empelicado é um evento raro.

A obstetra Stephani de Brito, que também já acompanhou um parto com um bebê empelicado em Blumenau, explicou que essa condição é mais comum em gestações de gêmeos e em nascimentos prematuros, embora ainda seja considerada rara.

“Há maior probabilidade de o parto empelicado ocorrer em cesarianas, pois a bolsa geralmente se rompe quando o bebê é expelido pela vagina”, afirmou a médica.

Apesar de a maioria dos casos ocorrer em cesarianas, a obstetra mencionou que é possível um bebê nascer empelicado em partos normais, especialmente quando o bebê é prematuro, já que o tamanho do saco amniótico é menor, facilitando a passagem pelo canal vaginal.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Homem fica gravamente ferido em acidente com trator no interior de Porto União

Santa Catarina ultrapassa 2,5 mil toneladas na safra da tainha 2025

Prefeitura de Campo Alegre realiza alargamento de estrada na comunidade de Avenca do Rio Negro

Núcleo de Jovens Empreendedores realiza visita técnica na Empresa Multinova

Imetro-SC conclui operação Férias Seguras em Santa Catarina

A erva natural mais eficaz para ansiedade e sono tranquilo