Bombeiros de SC traz dicas para festas juninas mais seguras

Botões de Compartilhamento

Na temporada de festas juninas, alguns cuidados básicos ajudam para que a diversão não vire a causa de acidentes.

Para isso, é preciso estar atento aos riscos de queimaduras com fogos de artifícios e fogueiras, soltura de balões e instalações elétricas em quermesses, entre outros cuidados.A seguir, confira dicas importantes para que a sua festa junina seja mais segura: 

  • A compra de fogos de artifício deve ser feita apenas em lojas credenciadas. Não adquira itens de procedência duvidosa, como de vendedores ambulantes, por exemplo. Verifique a data de fabricação na caixa do produto e se ele tem a certificação (selo) do Inmetro.
  • Na hora de soltar os fogos, use extensores — como um cabo de vassoura — para que a sua mão fique afastada do foguete. Nunca acenda o rojão em ambientes fechados, nem faça brincadeiras apontando-o para pessoas ou objetos. Mantenha uma distância segura de outras pessoas, principalmente de crianças, idosos e animais domésticos.
  • Nunca tente acender um rojão que tenha falhado. Caso ele não estoure, descarte-o mergulhando em um recipiente com água, para que não corra o risco de estourar depois, por acidente.
  • Não solte fogos de artifício se tiver consumido bebida alcoólica.
  • Soltar balões é crime ambiental! Aparentemente inofensivo, os balões causam incêndios em áreas de vegetação, florestas e residências, além de dar origem a curto-circuitos e até derrubar aeronaves.
  • Na hora de organizar uma quermesse, seja em casa, sítio ou rua, tenha cuidado com as instalações elétricas. Não ligue vários fios com o uso de adaptadores, como réguas e “T”s. Não instale enfeites próximos à rede elétrica, nem deixe fios ligados à tomada perto de tecidos ou outros materiais que possam pegar fogo. Não use fitas metalizadas, papel alumínio ou arame para prender bandeirinhas e enfeites, pois os materiais metálicos são condutores de energia elétrica.
  • Se precisar realizar uma instalação elétrica, como aparelhagem de som e luzes, contrate um profissional capacitado para o serviço.
  • Ao acender fogueiras, respeite uma distância mínima de 50 metros de qualquer área com vegetação ou materiais combustíveis (toras de madeira, por exemplo). Atente-se para que a fogueira fique longe de qualquer rede elétrica. Antes de acender sua fogueira, coloque areia entre o solo e troncos de madeira. Não brinque perto do fogo e jamais use materiais como álcool, querosene e outros combustíveis próximo à fogueira. Quando terminar o fogo, jogue água nas madeiras queimadas, mesmo que pareçam frias. 

Notícias mais lidas

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Criança morre no incêndio que atingiu casa em Rio Negrinho

VÍDEOS: Casa pega fogo na tarde desta terça-feira em Rio Negrinho

Avó e neta são encontradas mortas dentro de casa ao lado de mensagem de desculpas escrita com sangue

VÍDEO: Após acusação de agredir irmão de Piska, Dido diz que não houve covardia e apresenta vídeo

Últimas notícias

FOTOS: Um carinho especial do Perfil Multi para todas as mães

Veículo furtado em Rio Negrinho é recuperado em duas horas após registro da ocorrência

Missa de posse do Papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

VÍDEOS: Chuvas voltam a castigar o RS um ano após a maior tragédia climática do Estado

Mãozinhas que emocionam: ação especial do CEIM Algodão Doce encanta mães na praça

Santa Catarina tem três alertas ativos de tempestades e chuvas intensas