Um idoso, com 70 anos de idade faleceu na última semana após ficar cerca de 50 dias internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso em São Miguel do Oeste.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, o homem sofreu um ferimento no braço em casa, porém, não há informações detalhadas sobre como ocorreu o acidente. A vítima não estava com a vacinação em dia, o que contribuiu para o agravamento do quadro.
Este é o primeiro caso de tétano em São Miguel do Oeste desde 2011, quando outro homem, também com a vacinação atrasada, faleceu pela doença. Nos últimos cinco anos, o Extremo-Oeste de Santa Catarina registrou cinco casos de tétano, todos fatais.
Vacina antitetânica: um recurso eficaz e acessível
A vacina antitetânica, criada em 1924, é responsável por uma redução de 95% nos casos de tétano no mundo. Disponível gratuitamente na rede pública de saúde, é considerada segura e eficaz. Em São Miguel do Oeste, a vacinação é realizada na Sala de Vacinas da Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Sobre o tétano
O tétano é uma doença grave e não contagiosa, causada pela bactéria Clostridium tetani, encontrada em solo, plantas e superfícies. A imunidade contra a doença é garantida apenas pela vacinação.
Os sintomas incluem contraturas musculares, rigidez nos membros, dificuldade para abrir a boca, deglutir e respirar, convulsões e asfixia. A doença é transmitida por meio de ferimentos na pele ou mucosas, com um período de incubação de 3 a 21 dias após a exposição. O tratamento envolve soro antitetânico ou imunoglobulina antitetânica e internação em UTI.
Dados sobre tétano em Santa Catarina
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, entre 2007 e 2023, foram registrados 206 casos de tétano no estado, com 75 mortes confirmadas. Somente em 2023, foram notificados 10 casos. Em relação à vacinação, 30,5% dos casos confirmados apresentaram registro vacinal, enquanto 43,62% nunca haviam sido vacinados contra o tétano.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO