Lobo-Marinho é avistado descansando em praia de SC

Botões de Compartilhamento

Na última quinta-feira (11), um lobo-marinho-subantártico, também conhecido como lobo-marinho-do-peito-branco, foi avistado descansando na Praia dos Açores, em Florianópolis. A equipe da associação R3 Animal acompanhou o animal por cinco dias. Apesar de estar magro, condição comum durante a migração, o lobo-marinho não apresentava ferimentos e estava responsivo.

Foto: Divulgação | R3 Animal

Para proteger o animal, a equipe da R3 Animal isolou a área com fitas, evitando aproximações indesejadas. No entanto, relatos de pessoas tentando tocar o lobo-marinho e cães se aproximando levaram a equipe a resgatá-lo na segunda-feira, dia (15). A decisão visou minimizar ameaças e permitir uma avaliação mais detalhada da saúde do animal.

O lobo-marinho foi levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização da R3 Animal, localizado no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), no Parque Estadual do Rio Vermelho. Lá, ele está recebendo cuidados veterinários e a oportunidade de descansar adequadamente.

Embora não possuam colônias reprodutivas no Brasil, os lobo-marinho-subantárticos viajam longas distâncias em busca de alimento durante o inverno, ocasionalmente chegando às praias brasileiras para descansar.

É crucial manter distância desses animais para evitar estresse adicional. Recomenda-se ajudar a isolar a área, manter animais domésticos afastados e nunca tentar tocar ou alimentar o lobo-marinho.

Foto: Divulgação | R3 Animal
Foto: Divulgação | R3 Animal