Os preparativos para a festa de São Cristóvão, padroeiro da comunidade do Campo Lençol, seguem a todo vapor. Nesta semana a equipe do Jornal Perfil conversou com Patrícia Inácio de Oliveira, que faz parte da diretoria da festa. Ela destacou que ano passado o público foi em torno de 3.500 pessoas, por este motivo e com as adequações este ano são esperadas 5 mil pessoas.
A festa acontece neste final de semana é em homenagem aos motoristas e agricultores.
“Para este ano estamos nos preparando para um público maior, nosso padroeiro é muito forte, e é o santo protetor dos motoristas e agricultores. As pessoas gostam da carreata e também da festa de interior. Nossa comunidade toda está nos preparativos, graças a Deus somos muito unidos e as pessoas amam vir ajudar, deixam seus trabalhos em casa para ajudarem na igreja. Aqui foi criada uma cultura de ajudar na igreja, passou dos pais para os filhos, então temos pessoas de mais idade ajudando e até mesmo adolescentes”, comentou Patrícia.
Este ano também os festeiros realizaram algumas obras de melhorias para ajudar em todos os setores da festa. O almoço tem custo de R$ 40 e o kit churrasco de R$ 80. As vendas são feitas pelo WhatsApp (47) 98880-1664. Crianças de até 10 anos não pagam pelo almoço. No dia da festa, será proibida a entrada com coolers no local.
Dia 20/07
Venda de bolos recheados, diversos quitutes, pães, cuques, e doces em geral. A partir das 7horas até as 19h.
Dia 21/07
Carreata com benção de veículos com saída às 8h30 da Madequímica, às 10 horas santa missa e em seguida almoço, lembrando que crianças até 10 anos não pagam.
O evento contará com tarde dançante animada pela Banda Artemix e o resultado do concurso de Boneca Viva.
Padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão. Mas você sabe porque ele tem esse título? O nome Cristóvão não é o seu nome de batismo e carrega o significado de “condutor de Cristo” além de também representar uma das devoções mais populares e antigas da Igreja Católica e do Brasil.
Depois desse dia, Cristóvão partiu para Lícia ao encontro de cristãos que estavam presos. Quando foi descoberto, apanhou muito de seus perseguidores e quando todos achavam que ele seria derrotado, jogou o seu cajado no chão pedindo a Jesus Cristo que o florisse novamente.
E assim aconteceu, diante de mais de 8 mil pessoas. Imediatamente Cristóvão foi levado ao rei, que tentou de todas as maneiras fazer com que desistisse e renunciasse a sua fé, mas ele permaneceu inabalável. Sua fé era tão forte quanto o seu corpo. O rei ainda tentou fazê-lo pecar, mas foi em vão.
Depois de várias tentativas, o rei mandou executá-lo e Cristóvão morreu decapitado. Após esse episódio, a fama de Cristóvão espalhou-se muito rapidamente atingindo assim mais e mais devotos ao longo do mundo.
Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam, a todos, e a dirigir com prudência, e que eu descubra vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo que me rodeia.