Série rio-negrinhense estreia nesta quinta-feira (29)

Botões de Compartilhamento

“Nonato, o Barato” é uma nano série audiovisual com cinco capítulos, produzida em Rio Negrinho, que estreia nesta quinta-feira (29), a partir das 20 horas, no auditório do Centro de Excelência Evaristo Stoeberl.

Esse é mais um projeto que foi aprovado pelo edital municipal de Rio Negrinho da Lei Federal Paulo Gustavo, lançado em 2023 pela Fundação Municipal de Cultura. O projeto foi apresentado pela Magro Produções Artísticas, empresa do produtor cultural Jean Knetschik, que atua no ramo cultural da cidade há 15 anos, e traz para a cidade a segunda temporada de uma nano série que nasceu em Jaraguá do Sul.

“Eu comecei a fazer alguns trabalhos de audiovisual com a equipe da Avenida Lamparina e do Ateliê Lú Antunes, em Jaraguá, e um projeto deles que me chamou bastante a atenção foram três episódios de Nonato, o Barato. Quando foi lançado o edital para as obras audiovisuais em Rio Negrinho pela Lei Paulo Gustavo, sugeri a eles a produção da segunda temporada por meio dessa parceria, o que foi aceito pela equipe e então acabamos por produzir neste ano”, conta Jean.

A obra audiovisual conta com cinco episódios de cerca de um minuto cada. O personagem principal, Nonato, é uma barata que sempre está por perto quando algum ser humano degrada o meio-ambiente. Com seus comentários ácidos acerca do tema, ela gera reflexão sobre o cuidado com o meio-ambiente, ou, mais especificamente, sobre a falta dele. Trata-se de uma animação feita com bonecos.

“Não é uma animação ‘convencional’, como um desenho ou um stop motion, é um live action de bonecos, e nosso objetivo é resgatar esse tipo de obra audiovisual que acabou se perdendo em meio a tantas tecnologias”, conta a diretora de fotografia Lu Antunes.

Exemplos de “live action de bonecos”, citados por ela não faltam no audiovisual, como os norte-americanos Muppets, ou as obras brasileiras como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, TV Colosso e o mais recente Que Monstro Te Mordeu, para situar os espectadores que acompanharão o lançamento da série no dia 29.

“Esta nano série nasceu para trazer a reflexão para o descuido com o meio ambiente por meio do humor, não com uma banalização do tema, mas através do “rir de nervoso”.

Nesta segunda temporada, ampliamos um pouco os temas e também vamos tratar de saúde, por exemplo, mas sempre mantendo essa premissa de fazer o público rir e refletir”, conta o diretor Thiago Barba.

“Convidamos a todos para irem e levar seus filhos. Como é uma obra livre para todos os públicos, nosso objetivo é atingir a família toda, mas especialmente as crianças”, completa o produtor Jean Knetschik.

Notícias mais lidas

Veículo furtado em Rio Negrinho é recuperado em duas horas após registro da ocorrência

Jovem de Rio Negrinho morre aos 24 anos após luta contra doenças crônicas

Rio Negrinho se despede de Cleide Jablonski

Passo a passo para fazer uma mini estufa com garrafa PET

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Últimas notícias

Movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresce acima da média nacional

Prefeitura realiza a destinação correta de pneus usados

Tornado com ventos acima de 100 km/h danifica 50 casas e deixa 65 desalojados em SC; uma pessoa morreu

Homem fica ferido ao ser prensado por máquina pesada em São Bento do Sul

Idosa de 93 anos e filho são agredidos durante roubo em SC

Sessão da Câmara de Rio Negrinho é transferida para terça-feira (13)