Nesta quarta-feira (28), a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Santa Catarina realizou a maior operação de sua história, a Operação Axolote, que resultou no resgate de mais de 80 animais silvestres e exóticos, vítimas do comércio ilegal e de maus-tratos. A ação, que ocorreu em 16 cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, levou à prisão em flagrante de cinco pessoas envolvidas no esquema criminoso.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
De acordo com a promotora Simone Cristina Schultz, da 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, os animais foram encontrados em condições deploráveis, mal acondicionados em locais sujos e sob intenso estresse. Entre os resgatados estão aves, anfíbios e répteis, muitos dos quais estavam sem alimentação adequada e em abrigos inadequados, o que causava grande sofrimento.
“Esses animais são retirados do seu habitat natural de forma ilegal, sem qualquer preocupação com o bem-estar deles, sendo transportados de forma cruel”, destacou a promotora.
O Major Ruy Florêncio Teixeira Junior, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, informou que o grupo criminoso utilizava a internet, aplicativos de mensagens, redes sociais e também vendas presenciais para comercializar os animais de maneira ilegal.
A investigação que culminou na operação teve início em 2022, em Joinville, após uma denúncia sobre a venda ilegal de animais silvestres no bairro Fátima. A partir dessa denúncia, a Polícia Militar Ambiental conseguiu resgatar animais e apreender equipamentos eletrônicos que, após perícia, revelaram a existência de um esquema criminoso de grande proporção.
“A partir das informações obtidas, trabalhamos em conjunto com o Gaeco e o Ministério Público de Santa Catarina para aprofundar a investigação, resultando na operação de hoje”, explicou o Major Ruy.
Durante a operação, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de cinco suspeitos. Com eles, a polícia também apreendeu três armas de fogo e mais de 200 munições. Os suspeitos enfrentarão acusações que incluem maus-tratos aos animais, comércio ilegal de animais silvestres, receptação, formação de organização criminosa e porte ilegal de armas.
A Operação Axolote mobilizou 175 policiais e 83 viaturas, contando com o apoio do Gaeco e das Polícias Militares de Santa Catarina e São Paulo.
Cidades Alvos da Operação
- Araranguá (SC)
- Balneário Camboriú (SC)
- Barra Velha (SC)
- Blumenau (SC)
- Itajaí (SC)
- Joinville (SC)
- Navegantes (SC)
- Palhoça (SC)
- Penha (SC)
- Santo Amaro da Imperatriz (SC)
- Timbó (SC)
- Arthur Nogueira (SP)
- Diadema (SP)
- São Paulo (SP)
- Sorocaba (SP)
- Curitiba (PR)
Receba as principais notícias de Rio Negrinho e Santa Catarina participando dos nossos grupos de WhatsApp
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO