Comunidade prepara festa para homenagem à padroeira

Botões de Compartilhamento

Os festeiros da comunidade de Bituva Grande, no interior da cidade, estão a todo vapor com os preparativos para mais uma tradicional festa em homenagem à padroeira Nossa Senhora das Mercês.

A festa acontece no dia 15 de setembro, com uma programação especial: a equipe organizadora da fdesde já convida que a comunidade para prestigie o evento e participe deste momento de fé e festividades da padroeira.

A festa inicia às 9h30, com a acolhida dos padroeiros; às 10h santa missa; e, logo em seguida, almoço festivo com churrasco de carnes de gado e porco e completo serviço de bar e cozinha. Às 13h será dado início à tarde festiva da amizade, com prêmios e leilão de animais. E às 14 horas, tarde dançante com animação da Banda Legião Serrana.

Nossa Senhora das Mercês

Mercês é uma palavra proveniente do latim. Mercê, no sentido estrito, significa graça, benefício ou proteção. Já a escolha de tal palavra para qualificar o bairro está diretamente ligada à religiosidade de seus moradores.

Seus habitantes preservavam o hábito de fazer procissões em devoção a Nossa Senhora das Mercês. Atas da Câmara Municipal, na metade do século XVIII, já confirmam o termo “Quarteirão das Mercês” ou “Quarteirão da Senhora das Mercês” para denominar uma região que, até o início do século XX, abrangia parte de outros bairros vizinhos, como Vista Alegre e Bigorrilho.

Por volta de 1920, quando chegaram ao bairro os freis capuchinhos, procedentes de Veneza (Itália), a devoção a Nossa Senhora das Mercês aumentou. E com a inauguração da Igreja das Mercês, em 29 de setembro de 1929, o nome do bairro Mercês se solidificou.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Mil pessoas prestigiam concerto da Orquestra Filarmônica em Campo Alegre

Câmera registra desabamento de laje com caixa d’água em prédio de SC

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SC

Câmbio Verde arrecada mais de 5 toneladas de recicláveis em São Bento do Sul

FOTOS: Frio não detém a chama da Corrida do fogo em Rio Negrinho

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho