Os festeiros da comunidade de Bituva Grande, no interior da cidade, estão a todo vapor com os preparativos para mais uma tradicional festa em homenagem à padroeira Nossa Senhora das Mercês.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
A festa acontece no dia 15 de setembro, com uma programação especial: a equipe organizadora da fdesde já convida que a comunidade para prestigie o evento e participe deste momento de fé e festividades da padroeira.
A festa inicia às 9h30, com a acolhida dos padroeiros; às 10h santa missa; e, logo em seguida, almoço festivo com churrasco de carnes de gado e porco e completo serviço de bar e cozinha. Às 13h será dado início à tarde festiva da amizade, com prêmios e leilão de animais. E às 14 horas, tarde dançante com animação da Banda Legião Serrana.
Nossa Senhora das Mercês
Mercês é uma palavra proveniente do latim. Mercê, no sentido estrito, significa graça, benefício ou proteção. Já a escolha de tal palavra para qualificar o bairro está diretamente ligada à religiosidade de seus moradores.
Seus habitantes preservavam o hábito de fazer procissões em devoção a Nossa Senhora das Mercês. Atas da Câmara Municipal, na metade do século XVIII, já confirmam o termo “Quarteirão das Mercês” ou “Quarteirão da Senhora das Mercês” para denominar uma região que, até o início do século XX, abrangia parte de outros bairros vizinhos, como Vista Alegre e Bigorrilho.
Por volta de 1920, quando chegaram ao bairro os freis capuchinhos, procedentes de Veneza (Itália), a devoção a Nossa Senhora das Mercês aumentou. E com a inauguração da Igreja das Mercês, em 29 de setembro de 1929, o nome do bairro Mercês se solidificou.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO