Ibama concede Licença de Instalação para obra de dragagem da Baía da Babitonga

Botões de Compartilhamento

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a Licença de Instalação (LI) para a obra de alargamento e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. Com a concessão da LI, a autoridade portuária, já pode iniciar o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pela execução da obra, estimada em R$ 300 milhões.

 O projeto de dragagem vai aumentar a profundidade do canal externo de 14 metros para no mínimo 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento.

 Para o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Elias Vieira, a obra é uma conquista de Santa Catarina. “A frota marítima está sempre se atualizando, fazendo com que os navios se tornem maiores e, consequentemente, necessitem maior profundidade. Com essa obra, colocaremos o Complexo Portuário da Baía da Babitonga e nosso estado na rota das grandes embarcações”, diz.

 O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá Sergni Rosa Júnior, afirma que a obra amplia as vantagens naturais da Babitonga. “Nossa baía é bastante beneficiada pela natureza por suas águas calmas e profundidade natural, que precisa de pouquíssima manutenção. Agora vamos tornar nosso complexo portuário ainda mais competitivo”, conclui.

 Modelo inédito

O modelo de financiamento dessa obra é inédito no Brasil. O valor será financiado pelo Porto Itapoá, terminal privado, que será ressarcido através das tarifas pagas pelos navios à autoridade portuária.

 O governador de Santa Catarina – atualmente licenciado –, Jorginho Mello, assinou em junho o protocolo de intenções para viabilizar a obra e na ocasião destacou a importância da emissão da Licença de Instalação para o desenvolvimento da região Norte do estado.

“Esse é um passo fundamental para aumentarmos ainda mais o potencial dos nossos portos. Estamos focados em avançar com os processos necessários para entregar essa grande obra de infraestrutura, tanto o alargamento da Baía da Babitonga quanto o alargamento da praia de Itapoá”, afirmou Mello.

 O governador se referiu a outro aspecto inédito desta obra: a utilização dos sedimentos retirados durante a dragagem para o alargamento da faixa de areia da orla de Itapoá, que nos últimos anos tem sofrido com problemas de erosão costeira. Essa será a primeira vez que resíduos de uma obra portuária serão usados para a recuperação de uma praia.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Santa Catarina bate recorde histórico em exportações no 1º Semestre de 2025, alcançando US$ 5,85 bilhões

Acidente entre dois carros mobiliza bombeiros na BR-280 em Rio Negrinho

Rio Negrinho se destaca na etapa Regional da Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente

Irmãos são presos após tentarem matar idoso para roubar aposentadoria em SC

Governo de SC entrega 11 novas ambulâncias ao Corpo de Bombeiros Militar

Sábado da Família terá comércio aberto até às 16h e Bazar da Rede Feminina funcionando