Santa Catarina cria mais de 7,6 mil postos de trabalho em agosto

Botões de Compartilhamento

Santa Catarina criou 7.641 novas vagas em agosto deste ano, um crescimento de 0,3% no mês. Em relação a agosto do ano passado, o saldo de empregos formais no estado cresceu 13%. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira, 27, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com o resultado de agosto, os dados do Caged confirmam o bom momento do mercado de trabalho catarinense em 2024. Nos oito primeiros meses do ano, foram criados 115.795 mil empregos com carteira, o segundo maior patamar desde o início da série histórica em 2004.

“A gente não mede esforços pra manter a nossa economia sempre forte e aquecida. Temos apoio pro empresário abrir sua empresa aqui, agilizamos a abertura de novos negócios, investimos na nossa indústria com uma série de programas. E assim, novos postos de trabalho são criados todos os dias aqui em Santa Catarina, que já é hoje o estado com o menor desemprego do Brasil”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

Nacionalmente, SC apresenta a quinta maior geração dentre todos os estados do país, atrás apenas dos estados mais populosos de SP, MG, PR e RJ. Em termos relativos, o crescimento do emprego com carteira assinada em Santa Catarina foi de 4,7%, acima do resultado nacional (3,8%), e o melhor resultado dentre todos os estados da região Sul e Sudeste do Brasil.

Indústria e serviço puxaram o resultado

Setorialmente, o aumento do emprego formal em 2024 em SC é um resultado do elevado nível de contratação da indústria (41,5 mil) e dos serviços (53 mil), responsáveis por mais de 80% dos empregos criados no ano. Também se destaca o setor de construção de edifícios (+7.177), representando mais de 8% do total de empregos gerados nesse segmento no país.

O secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, contextualiza os dados do Emprego em SC.

“O resultado positivo das ações estratégicas do governo em parceria com o setor produtivo catarinense se reflete no crescimento expressivo dos empregos para todos os catarinenses: praticamente metade das vagas geradas em Santa Catarina foram ocupadas por mulheres, acima da média brasileira e da região sul e sudeste como um todo. Além disso, 70% dos empregos abertos em Santa Catarina foram destinados para jovens com até 24 anos, demonstrando a importância da inserção dos jovens dentro do mercado formal de trabalho. O Governo do Estado tem olhado com atenção para este tema e vai continuar atuando para ampliação dessas vagas.”

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Lei municipal proíbe fogos de artifício com barulho em Rio Negrinho

Entre balões, abraços e despedidas: alunos do Colégio Jorge Zipperer vivem último dia de aula com emoção e reconhecimento

VÍDEO: Estátua da Havan desaba após fortes rajadas de vento de 90km/h no RS

Natal Solidário em Rio Negrinho arrecada mais de uma tonelada de alimentos com pista de patinação

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho inaugura ampliação da sede com novos espaços modernos

Confira a previsão do tempo para esta semana em SC