Amanhã é dia de Recicla CDL em frente à sede da entidade

Botões de Compartilhamento

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Negrinho realiza neste sábado (05), mais uma edição do Recicla CDL. A coleta acontece em frente à sede da entidade das 9h às 12h.

Legenda 3

Podem ser deixados no local de arrecadação materiais de informática sem uso e lâmpadas, além de óleo de cozinha usado. Todo o material coletado terá destinação correta e serve também como uma lição de Educação Ambiental para os moradores da cidade.

Conforme a equipe da CDL, o material recolhido vai para uma empresa de São Bento do Sul, que fará a separação para que possa ser reciclado. Os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos contêm elementos tóxicos e cancerígenos. Sua disposição inadequada é prejudicial à segurança e à saúde das pessoas e do Meio Ambiente.

Por isso, alerta a CDL, é preciso ter muito cuidado com o descarte desses produtos para evitar danos imediatos e futuros. O programa Recicla CDL foi instituído em diversas cidades de Santa Catarina pela FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas e conta com a participação da CDL de Rio Negrinho desde novembro de 2010, quando foi realizada a primeira coleta de materiais eletrônicos.

Desde então, foi cada vez maior a procura por empresas e pessoas interessadas em dar destinação correta aos materiais armazenados que não têm mais utilização.

Benefícios Sociais da Coleta de Lixo Eletrônico

O uso global da informática e o intenso tráfego de informações ocasionadas pela imensa necessidade do ser humano de se comunicar fez com que a humanidade usasse cada vez mais produtos elétricos e eletrônicos.

Aumentar a reciclagem é essencial para frear as mudanças climáticas e evitar a deterioração do meio ambiente. Os resíduos eletrônicos contêm elementos como cádmio, chumbo, antimônio, níquel ou mercúrio.

O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo ou resíduos eletrônicos, engloba todos os equipamentos eletrônicos descartados, como celulares, computadores, tablets, televisores e até mesmo aparelhos de cozinha. Esses dispositivos muitas vezes contêm substâncias perigosas, como chumbo, mercúrio e cádmio, além de plásticos e metais que podem ser prejudiciais quando não descartados corretamente.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Rio Negrinho se destaca na etapa Regional da Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente

Irmãos são presos após tentarem matar idoso para roubar aposentadoria em SC

Governo de SC entrega 11 novas ambulâncias ao Corpo de Bombeiros Militar

Sábado da Família terá comércio aberto até às 16h e Bazar da Rede Feminina funcionando

Tarifas de pedágios de Santa Catarina terão reajuste; confira os novos valores

Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff celebra um ano de reabertura após restauração