Furacão Milton ganha força, e Disney fecha parques na Flórida

Botões de Compartilhamento

Depois de um breve período de enfraquecimento, o furacão Milton voltou a ser classificado como uma tempestade de categoria 5, a mais alta na escala de intensidade. A previsão é que o fenômeno atinja áreas densamente povoadas, como Tampa, Sarasota e Fort Myers, na noite desta quarta-feira, (9).

Foto: Divulgação/National Oceanic and Atmospheric Administration

À medida que a tempestade se aproxima da costa da Flórida, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos reclassificou sua intensidade já na tarde de terça-feira, 8, quando registrou ventos de 270 km/h .

Especialistas alertam para o fato de que, embora condições climáticas ao longo da costa possam diminuir sua força, Milton ainda deve causar uma destruição significativa ao tocar a terra.

Medidas para a chegada do furacão Milton

Os alertas de furacão e tempestade foram estendidos para as costas leste da Flórida e da Geórgia. Com isso, as regiões intensificaram o preparo das comunidades locais para o fenômeno. A Disney, por exemplo, anunciou o fechamento gradual de seus parques temáticos e propriedades na Flórida a partir de hoje. A previsão é que a reabertura ocorra na sexta-feira 10.

Já a Universal Orlando, que inclui o Universal Studios Florida, Islands of Adventure e Universal CityWalk, planeja manter as operações até esta tarde, às 14 horas, se as condições climáticas permitirem. Depois, o plano é suspender as atividades por um período.

O Halloween Horror Nights, uma atração popular nesta época do ano, foi cancelado. Outubro é um mês crucial para os parques temáticos, devido às celebrações do Dia das Bruxas.

Impacto nos transportes e no turismo

O Aeroporto Internacional de Orlando, o mais movimentado da Flórida e o sétimo do país, anunciou que vai encerrar as operações já na manhã de quarta-feira para garantir a segurança dos passageiros e funcionários. A região de Orlando é um dos destinos turísticos mais visitados dos EUA. Somente em 2023, o local atraiu 74 milhões de visitantes.

Além de preparativos e evacuações, moradores da Flórida enfrentam escassez de combustível nos postos e lotação máxima em hotéis, enquanto procuram refúgio seguro.

Astronauta gravou nesta terça-feira (8) o furacão Milton a partir da Estação Espacial InternacionalImagem: Reprodução/X/@dominickmatthew

Fonte: Revista Oeste com informações da Associated Press e do The New York Times.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Nota de falecimento

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios

Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024

Rua Eduardo Rueckl receberá recapeamento asfáltico a partir de segunda-feira em Rio Negrinho