Um cardume de raias chamou a atenção de banhistas na Praia Central de Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã deste domingo (13). Os animais, que eram visíveis nas ondas do mar, estavam próximos à areia, gerando curiosidade e admiração entre os presentes.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
O morador da região, Alessandro Pedroso, foi um dos que registrou o fenômeno. Ele estimou que mais de 100 raias estavam nadando em uma área que se estendia por cerca de 500 metros. “Tinha muitas, muitas mesmo. Era pouca gente dentro da água, porque realmente não dava, elas estavam o tempo inteiro ali, bem rasas na área onde o pessoal estava de banho”, afirmou Pedroso.
Além de encantarem os banhistas, as raias enfrentaram dificuldades com as ondas quebrando, o que levou alguns animais a ficarem temporariamente presos na areia. A presença dos cardumes nas águas rasas gerou uma onda de registros fotográficos e vídeos, com as pessoas aproveitando para capturar o momento inusitado.
As raias podem ser perigosas?
Schwingel explica que esta espécie pode ser perigosa, pois possuem ferrão na cauda, em formato de ponta, serrilhado. Caso entre na pele, a remoção é complexa e pode rasgar a pele quando retirado.
“Então ninguém deve tocar nesses organismos, como toda outra fauna silvestre. Não se deve espantá-los, porque sempre pode ter um risco de pisar sobre um na areia, que está no raso, ou tentar segurá-los e os animais reagirem com a cauda”, explica o oceanógrafo.
Porém, ele destaca que o ser humano apresenta uma ameaça ainda maior para as raias, já que estas estão em seu ambiente natural.
Fonte: ND +
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO