A equipe de endemias da Secretaria de Saúde, está promovendo diversas ações e orientações para o Dia de Finados, que será celebrado no dia 2 de novembro.
De acordo com Lucas Maia, assessor de vetores do município, a iniciativa tem como principal objetivo garantir que as homenagens realizadas nas sepulturas sejam feitas de forma consciente, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
“Tivemos um aumento de mais de 100% nos focos nos últimos períodos, por isso, a população deve redobrar os cuidados nesse período, pois o acúmulo de água parada em vasos de flores pode servir de criadouro para o mosquito. Faça sua homenagem de forma consciente, siga todas as recomendações e evite deixar água parada”, explicou.
A Prefeitura também estabeleceu prazos para a realização de limpezas e reparos nas sepulturas dos cemitérios municipais. Os trabalhos de marmoraria e reparos estão autorizados até o dia 27 de outubro. Após essa data, apenas a limpeza manual dos túmulos será permitida, sem o uso de equipamentos (lava-jatos).
No Dia de Finados, os portões dos cemitérios estarão abertos das 7h30 às 17h, com exceção do Cemitério Central, que funcionará até às 18h.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com o setor de Administração de Cemitérios pelo telefone (47) 3631-6069.