Esquema de Corrupção no DNIT é alvo de Operação em Santa Catarina e outros seis estados

Botões de Compartilhamento

Na manhã desta terça-feira (5), uma operação de combate à corrupção foi deflagrada contra um esquema envolvendo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Denominada “Rolo Compressor,” a ação foi executada pela Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), cumprindo 54 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e outros seis estados, além do Distrito Federal.

Esquema estaria sendo praticado dentro do DNIT do Paraná (Foto: Polícia Federal, Divulgação)

A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em janeiro de 2022, focadas em apurar crimes de corrupção, fraudes em licitações e desvios de recursos públicos. Segundo as autoridades, funcionários da Superintendência do DNIT no Paraná estariam envolvidos, recebendo valores ilícitos de empresas contratadas pelo órgão entre 2011 e 2022.

De acordo com o auditor fiscal Leandro Cavichioli Peixoto, o levantamento patrimonial revelou enriquecimento incompatível entre os investigados. “Um engenheiro, que em 2011 possuía R$ 100 mil em bens, chegou a um patrimônio de R$ 2,9 milhões em uma década”, exemplificou Peixoto, ressaltando o aumento de 29 vezes no valor declarado.

A investigação apontou fraudes em processos licitatórios, falhas graves na celebração de contratos, e inexecuções que resultaram em prejuízos ao erário público. Para ocultar os recursos obtidos ilegalmente, foram utilizadas empresas de fachada, sem estrutura operacional ou funcionários, apenas para a lavagem de dinheiro, conforme destacou a Receita Federal.

Com aproximadamente 239 policiais federais, 12 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita, além de servidores da CGU, a operação realizou buscas em cidades como Florianópolis e Itajaí (SC), e em Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal. As ordens judiciais incluíram ainda o bloqueio de bens, imóveis, veículos de alto valor e ativos financeiros dos envolvidos, como medida para recuperação dos prejuízos ao erário.

Fonte: NSC Total

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Três pessoas são levadas à UPA após colisão entre dois carros na SC-418, em São Bento do Sul

Global Veículos

Incêndio em vegetação mobiliza Bombeiros no bairro Industrial Norte em Rio Negrinho

Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros no bairro Industrial Norte, em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO