Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez: um chamado à conscientização

Botões de Compartilhamento

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, foi celebrado neste 10 de novembro, uma data para conscientizar a população sobre a surdez, que pode afetar pessoas de todas as idades.

Foto: divulgação Otovida

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza o Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva que presta atendimento aos usuários do SUS com perda auditiva, fornecendo aparelho de amplificação sonora individual, realizando acompanhamentos e orientações. As unidades estão localizadas em Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Chapecó.

“Os primeiros aparelhos auditivos datam do século XVI, mas foi a partir do século XX que a tecnologia desses dispositivos passou por uma revolução. Atualmente, existem aparelhos com diversos recursos, desde conectividade Bluetooth até alta tecnologia conectada à inteligência artificial. A qualidade dos aparelhos fornecidos pelo SUS é equivalente à do mercado privado, garantindo boa amplificação do som e atendendo às necessidades dos usuários”, explica a fonoaudióloga Sabrina Vieira da Luz, responsável pelo Serviço Estadual de Saúde Auditiva na Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência da SES.

Nos serviços ambulatoriais, nos anos de 2023 e 2024, foram atendidas 511 crianças com menos de 2 anos de idade, encaminhadas com suspeitas de perda auditiva. Somente este ano até outubro, 1.741 pacientes acima de 80 anos receberam atendimento. Além disso, de janeiro a agosto, foram feitos 3.261 atendimentos para avaliação inicial e concedidos 9.574 aparelhos auditivos.

Para ampliar a rede, um novo Centro Especializado em Reabilitação (CER III) foi habilitado recentemente, em Joaçaba, complementando os serviços. Além disso, o Estado conta com um Serviço Hospitalar de Saúde Auditiva, dedicado a realizar cirurgias de implante coclear e prótese auditiva ancorada no osso.

Prevenção e diagnóstico precoce

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 217 milhões de pessoas (21,52%) na região das Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) vivem com algum tipo de perda auditiva. A estimativa é que esse número suba para 322 milhões até 2050.

A detecção precoce da perda auditiva é fundamental para minimizar os danos ao desenvolvimento da fala e da linguagem, além de evitar déficits acadêmicos, sociais e psicológicos. A observação atenta por parte de familiares e profissionais de saúde em relação a aspectos das funções auditivas é primordial para promover um diagnóstico precoce e iniciar um tratamento terapêutico adequado.

Por outro lado, há medidas simples que podemos fazer para prevenir a perda auditiva. “É importante evitar o uso de hastes flexíveis e de fones de ouvido em alto volume; avaliar a audição periodicamente e manter um estilo de vida saudável, evitando ambientes ruidosos e, em casos de trabalho em locais assim, utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como protetores auriculares; realizar o teste da orelhinha; consultar um médico para tratar infecções de ouvido”, cita a fonoaudióloga.

Como ter acesso

Caso o paciente sinta dificuldade de audição é necessário procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Lá, ele será atendido, solicitado exames auditivos e serão dados os devidos encaminhamentos. Tanto em caso de indicação de aparelho auditivo como para cirurgia de implante coclear e prótese auditiva ancorada no osso, o usuário deverá passar por avaliação no Serviço de Saúde Auditiva Ambulatorial.

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

Foco do mosquito da dengue é identificado no bairro Vila Nova

Homem de 49 anos morre após trator capotar no interior de Porto União

Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua convida fiéis para viver intensamente o tempo da Quaresma

Rio Negrinho: Campeonato Municipal de Futebol de Campo tem rodada neste fim de semana com jogos no Vila Nova e Ipiranga

Contribuintes de Rio Negrinho já podem emitir IPTU 2026 pela internet

Jovem mata irmão de 24 anos com golpe de foice em Itaiópolis