Na última quinta-feira (5), aconteceu a formatura do Programa Protetor Ambiental (Proa), uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria de Educação e do Conselho Gestor da APA do Rio Vermelho, O projeto é promovido pela Polícia Militar Ambiental e capacitou os estudantes da EBM Emílio Engel, no bairro Rio Vermelho Estação, para serem defensores da natureza no município.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a presença de autoridades e representantes das entidades participantes. Os formandos receberam certificados pela participação no Proa, onde realizaram diversas atividades teóricas e práticas, envolvendo temas como ecologia, gestão de fauna e flora, e como contribuíram para a preservação dos recursos naturais da região.
Os estudantes ainda realizaram um juramento, que os credencia como protetores do meio ambiente. “Nós protetores ambientais, comprometemo-nos a zelar por um meio ambiente sadio, ecologicamente equilibrado, para nossas presentes e futuras gerações. Juro”, dizia o texto entoado pelos pequenos, que ostentarão as técnicas e conteúdos aprendidos em defesa da natureza na cidade.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Viviane Büttelbrun, destacou o comprometimento dos jovens no projeto e a importância de contar com eles para multiplicar a mensagem de conservação ambiental. “Certamente será um importante avanço para termos estes jovens atuando como líderes em suas comunidades, na defesa dos bens mais preciosos que temos, como a água, a terra, as árvores e os animais”, disse Viviane.
Proa
A proposta de implementar o Proa em São Bento do Sul foi sugerida pelo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Vermelho, uma unidade de conservação onde a escola está localizada. Durante a capacitação os estudantes realizaram uma série de disciplinas e ações, que incluíram temas como cidadania, ecologia, gestão de resíduos, recursos hídricos, unidades de conservação e a legislação relacionada a essas questões.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO