VÍDEO: Navio fica à deriva após cabos de amarração arrebentarem no Porto de Itajaí

Botões de Compartilhamento

Na manhã desta quinta-feira (19), o navio Irenes Resolve, de bandeira libanesa, se soltou do cais do Porto de Itajaí após os cabos de amarração arrebentarem. A embarcação, de 257 metros de comprimento, ficou à deriva no Rio Itajaí-Açu, se aproximando perigosamente da travessia de ferry boat, o que poderia ter causado um acidente de grandes proporções.

Momento em que o navio se afasta do cais (foto: Reprodução

O incidente ocorreu por volta das 7h, quando imagens de câmeras de segurança mostraram o navio se afastando do berço 1 de atracação, operado pela JBS Terminais, e começando a girar no canal. Graças à rápida ação de um prático, que conseguiu subir a bordo da embarcação em movimento, a colisão foi evitada. O prático manobrou o navio, direcionando-o para alto-mar, onde permaneceu fundeado.

Imediatamente após o incidente, um alerta foi enviado a outras embarcações no canal, mas a travessia do ferry boat não precisou ser interrompida. O incidente aconteceu durante o horário de pico da movimentação de passageiros, quando a colisão poderia ter gerado consequências graves.

A Praticagem de Itajaí emitiu um comunicado, confira:

“Por volta das 7h da manhã do dia 19 de dezembro, o navio Irenes Resolve, durante sua operação de carga e descarga no berço JBS1 do Porto de Itajaí, teve seus cabos de amarração rompidos, se afastando da do cais e atravessando para o meio do canal do Rio Itajaí-Açu e indo em direção ao ferry boat, em situação de perigo iminente. Por rádio, o comandante do navio solicitou apoio urgente à Praticagem, que imediatamente acionou os práticos de serviço e os rebocadores da empresa SAAM. A presteza e agilidade no atendimento a essa emergência permitiram o embarque do prático e o início da manobra com os rebocadores para conduzir o navio, em segurança, para a área de fundeio, evitando um acidente de consequências imprevisíveis nas proximidades do ferry boat”.

Este não é o primeiro incidente do tipo no Porto de Itajaí. Em maio de 2022, uma situação semelhante ocorreu durante uma enchente no Vale e Alto Vale, quando a correnteza estava cinco vezes acima do normal.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir de 9 de julho

AMA promove 3ª Feijoada Solidária em Rio Negrinho para custear terapias de autistas

Sistema Siga e Pare é implantado na Serra Dona Francisca nesta quinta-feira (3); saiba mais

Governo de SC encaminha à Alesc projeto de lei para cadastro de pessoas em situação de rua

Homem morre soterrado por tijolos durante construção de igreja em SC

Giro do Agro reúne agricultores no Rio Antinha em mais uma ação de aproximação com o setor rural